ESTUPEFAÇÃO.
Um outro dia fiquei, sinceramente, muito estupefato com uma notícia de que os monges budistas de Mianmar (antiga Birmânia) estavam expulsando minorias religiosas, tais como : muçulmanos; cristãos e outros, aí me pus a perguntar, ora, os budistas que eu saiba são pacifistas ?! e, então por que esse RADICALISMO RELIGIOSO ? Se Sidarta Gautama só pregava a PAZ, bem antes, muito antes de Jesus Cristo a consolidá-la !
Na ocasião foi surgindo em mim muitas possibilidades daquele 'despertar' de radicalismo religioso budista, uma delas,quiçá, seja o medo da população budista de ser vítima de EXTREMISMO por parte da minoria muçulmana como ocorre na Índia, Rússia, etc.
Só que depois a dúvida em mim pairava, pois, se os monges budistas birmanês estava expulsando os muçulmanos pelo temor de sofrerem com o extremismo muçulmano (de alguns , é logico), mas e os cristãos , por que serem expulsos, se não são uma AMEAÇA,nem mesmo são briguentos e belicosos(quando minoria) ? Já quando é maioria, é bem diferente, como exemplos os Estados Unidos e boa parte da Europa, incluindo o próprio Reino Unido, que até pouco tempo vivia em constante guerra entre a maioria protestante , contra a minoria católica e olhe que ambos são praticantes do CRISTIANISMO ,imagine só !
Aqui no Brasil , graças a DEUS , não vemos muitos casos de extremismo religioso, não chega a ser um país laico, mas os episódios de perseguição religiosa , quando ocorreram que eu me recorde foram praticados pessoas que se dizem católicas ou protestantes , contra uma minoria religiosa de afrodescendentes e devo ressaltar que ,eu mesmo nunca vi casos oficiais, ou seja, a mando dos Governos Federais e Estaduais,nem mesmo na época sombria da Ditadura Militar, são sempre em sua maioria fanáticos católicos e protestantes.
E, outra coisa , os protestantes mesmo aqueles que não se manifestem publicamente , intolerantes às causas religiosas dos afrodescendentes , não prestigiam, por hipótese alguma, os rituais sagrados e festas religiosas de Umbanda e outros, e nem mesmo vão às missas , e por que a RECÍPROCA não pode ser a mesma ?!
Se observamos direitinho as religiões de matriz africana ,são na verdade católicas , dado ao sincretismo religioso imposto no passado colonial pelo os portugueses , cujos, obrigavam os cativos afrodescendentes a fazerem um correspondência entre os ORIXÁS e os SANTOS da Igreja Católica, quando é agora estão reclamando das práticas religiosas dos afrodescendentes.