Imitar a Cristo

IMITAR A CRISTO

Imitar, copiar ou seguir os exemplos de vultos importantes que se notabilizaram pela sabedoria, autocontrole e poder de comunicação é sempre o ideal de um líder consciente. Nessa esteira de líderes somos obrigados a reconhecer que Jesus Cristo é o expoente máximo. Ele não venceu seus interlocutores no grito, na valentia e na força. Ele os venceu pelo conhecimento que tinha do ser humano, pela razão, pela lógica e pelo amor que emanava de suas palavras; Ele os venceu porque sabia controlar suas emoções e a exacerbação dos outros; Ele os venceu porque era Mestre na arte de se comunicar e suas palavras eram eivadas de verdade e de luz. Cristo sabia ouvir, dar atenção e valorizar o outro. Mas sabia corrigir com a autoridade de quem sabe comandar e com a humildade de quem não queria ( embora fosse ) ser superior. Vi-me, outro dia, na condição de líder que não seguiu o exemplo de Cristo: gritei, esbravejei e me vali do meu cargo para vencer. Faltou-me sabedoria, controle de emoção e comunicação eficaz. Diante da agressão, tornei-me agressor; ante a falta de razão e lógica, fiz-me irracional e ilógico; face o descontrole, exerci o desamor. E no fim restou o gosto amargo de um alimento emocional que não digeriu e a certeza que falhei como líder. Graças a Deus me sobreveio a autocrítica e o exemplo de líderes como Cristo para me recolocar nos trilhos. O que se vai fazer além de me desculpar? Afinal sou apenas um homem em construção que cai muitas vezes, mas que sempre se levanta com o propósito de não mais cair.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 10/04/2018
Código do texto: T6304782
Classificação de conteúdo: seguro