100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA EM PROMISSÃO
Os preparativos estão cuidadosamente preparados pela Comissão Organizadora para o dia 22 de julho, quando a comunidade japonesa recebe membro da Família Imperial que virá especialmente para o evento. Livro e revista serão editados perpetuando o acontecimento.
A cidade é conhecida como berço da imigração, pois o fundador da comunidade Shuhei Uetsuka ali aportou, viveu e morreu. Além de fundar também o núcleo de Guaimbê. Morreu na Santa Casa de Lins.
Promissão teve grandes figuras: Antônio Morimoto, na política e Magin Sakamoto, no esporte.
Os japoneses são patriotas ao extremo. Num inquérito policial a respeito de terroristas na cidade, após a guerra, centenas foram indiciados.
Os bens dos súditos do eixo – alemães, italianos e japoneses – foram bloqueados, principalmente o depósito bancário.
Quando ingressei no BB, em 1962, no balanço, tive que relacionar os valores bloqueados. O total dava para adquirir , na época, 130 fuscas. Em algumas fichas o saldo estava zerado. Constatei que os titulares tinham se naturalizados e puderam levantar o dinheiro.
Conversei com alguns patrícios sobre a possibilidade de levantarem o dinheiro. Eles responderam, zangados: Você pensa que iremos repudiar a nossa pátria por causa de dinheiro? Você é um quinta-coluna.