Aos Mestres, Com Carinho
Em menos de dois dias, a cidade de Pelotas perdeu dois pesquisadores muito importantes e que com seus trabalhos contribuíram muito para enriquecer a história de Pelotas mostrando-a de diversos ângulos.
O professor Luís Borges e a professora doutora Beatriz Ana Loner que influenciaram muito minha vida tanto literária quanto histórica.
O Luís eu conheci antes quando ainda estava no IFSul então conhecida como Escola Técnica Federal de Pelotas. Embora não tenha sido meu professor de forma direta, ajudou-me algumas vezes quando eu pesquisava na Biblioteca Pública de Pelotas em busca de materiais para meus trabalhos e mostrava quando podia seus trabalhos literários, especialmente sobre João Simões Lopes Neto.
Posso afirmar que devido a seus trabalhos e o gosto pela literatura que me cativou, passei a gostar mais de ler e escrever e isso foi o que me levou a escolher o caminho literário.
Quanto a Beatriz, tenho uma gratidão enorme por tudo que fez por mim como professora, como orientadora e como amiga também.
Nos tempos onde eu era um estudante apaixonado por futebol e que tinha uma ideia de fazer uma monografia a respeito do futebol pelotense.
Porém não tinha muitas fontes a respeito do futebol naquela época e até pensei em desistir de escrever a monografia.
Ainda assim, ela aceitou ser minha orientadora e na medida do possível sempre ajudava esse rapaz que nunca havia escrito uma monografia na vida.
Depois de tudo isso, a monografia foi feita e acabei me formando em História.
Nunca vou esquecer-me dos conselhos que ela me dava e continuo aplicando tudo o que ela me ensinou através das crônicas que escrevo.
Obrigado, Beatriz Loner.
Obrigado, Luís Borges.
Obrigado, meus mestres.
Obrigado por me ajudarem a ser o que sou hoje.