3 DE ABRIL - DIA DE GLÓRIA !

3 DE ABRIL - DIA DE GLÓRIA !

"Os sonhos não se realizam; são

CONQUISTADOS a cada dia por

nossos pensamentos, palavras e

ações". (NATOAZEVEDO - 1985)

Sempre tenho a sensação que a mão do Destino manipula " os cordões" de minha vida... foi preciso que eu transportasse na cabeça 3 folhas grandes de fórmica por várias ruas, quando normalmente faço isso num carrinho de bebê "pelado", só a estrutura de ferro. Na volta, com tudo fechado -- o comércio cerra as portas à "meia hora", 12,30 hs e, às vezes, nem reabre -- entrei no único supermercado funcionando, quase 20 minutos de espera na fila do caixa. Ao sair eis que, de repente, um grandalhão para sua mototáxi no outro lado da rua, eu já voltando pra casa, e me aponta:

-- "Você, vem cá"! (Fingi que não era comigo... olhei pra trás e pros lados, ninguém à vista ! Era comigo mesmo !) Retruquei, ressabiado, temendo algum problema:

-- "Você está me confundindo com meu irmão gêmeo... todo mundo faz isso"!

-- "Não, é você mesmo, teu irmão tem cabelos longos. Não está me reconhecendo ? Sou filho do Abiezér"!

Não sei se Deus tem a ver com tantas coisas aqui na Terra, mas faz uns 5 ANOS que eu queria falar com o rapaz. Ao contrário do que escrevi numa crônica antiga, o filho GUARDA ainda os escritos do pai e também fitas cassette que Abiezér Silva, ao violão, gravava todas as noites, voz maravilhosa, melodias deslumbrantes.

Aldo puxou do bolso um celular moderno -- para alguma coisa essa "porqueira" eletrônica serve -- onde estão armazenadas 16 obras-primas de Abiezér Silva, todas lindas, boleros magníficos, frevos geniais, músicas folclóricas de valor inquestionável.

Onde anda o Depto de Cultura de nosso município ?! Será que o antigo IAP - Instituto de Artes do Pará, hoje "CASA DA CULTURA" não poderia bancar a gravação de um CD desse artista impressionante, promover um show em teatro a partir de suas músicas ? O fato é que as gravações caseiras estão com qualidade excelente e podem servir de "voz-guia" para a colocação de teclado ou o que mais se desejar. Esse material -- que julguei perdido -- não pode se perder efetivamente, é preciso se fazer algo para registrar concretamente a obra de ABIEZÉR (Eleutério da) SILVA, "derrotado" por uma reles inflamação do umbigo, que evoluiu para um caso fatal, apesar do convênio caríssimo com hospital de porte.

Silva se foi em 21/dezembro de 2006, na véspera do aniversário da esposa e aguarda, no Céu, que se faça justiça ao seu trabalho artístico e ao AMOR que tinha ao Pará, aonde fez sua vida e história e no qual criou os filhos.

Há várias músicas cantando o Estado, suas belezas, costumes, frutas, morenas cheirosas e belos locais, além de "imortalizar" a Samaumeira (da Catedral) e a Castanheira extinta, lá na BR-316. Esse 3 de Abril é um dia de glória para a Arte ! Agora é torcer a fim de que o ex-IAP (ou a TV e Rádio CULTURA, onde nos apresentamos em 1990/91, graças a Edson Gillet Brasil) se sensibilize e regrave a obra de Abiezér Silva -- "um seresteiro na Amazônia", como queria ser definido -- ARTE acima de tudo. A tal de "voz-guia" já existe, acompanhada por magistral violão. Vamos aguardar, um trabalho desse quilate não pode ser ignorado.

"NATO" AZEVEDO (Ananindeua, PA, 4/abril 2018)