ASSISTÊNCIA MÉDICA

O jornal O Estadão publicou suplemento em 25.3.2018, tratando da saúde dos idosos. E cita, entre inúmeras estatísticas interessantes que no Brasil há 271 cursos de Medicina. Acrescente mais os instalados neste ano. Em nossa região: a de Araçatuba, Penápolis e duas de Bauru.

Mesmo assim, faltam médicos. Para conseguir consulta em centro como Lins, conforme a especialidade, demora uns trinta dias. O que falar então de localidades carentes. E teve críticas ásperas quando recebemos os médicos cubanos. Pequena cidade próxima a Lins foi beneficiada com casal cubano que apesar de salário irrisório presta ótima assistência à população.

Nas clínicas onde há diversas especialidades a clientela é maioria idosa e mulheres. Apesar de poucas conversas, a maior parte não larga o celular, ouvem-se histórias de suas desditas. Quando chega a vez de entrevista com o médico a gente até não se lembra mais dos nossos sintomas.

Quase todos são participantes de convênios, por isso os médicos auferem só o preço tabelado, bem abaixo do preço particular de uma consulta. Assim a consulta deve ser rápida: dez minutos no máximo.

O cliente reclamava ao médico de diversos problemas. Este replicou: só vamos tratar de uma só doença. Para as outras, só marcando nova consulta.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 02/04/2018
Código do texto: T6297741
Classificação de conteúdo: seguro