Páscoa:Reflexão ou Solidão

Todos os anos,ultimamente,estamos vendo uma corrida estafante atrás de presentes , chocolates ou gostosuras quando se aproxima a Páscoa. E as pessoas começam a entrar numa paranóia sem tamanho,na fase do " tenho que" e "se não conseguir,o que serão das crianças?", " tenho que dar um presente" e assim vai com outras perguntas. Ou então a procura quase incessante atrás de peixe, de bacalhau ou afins, porque a tradição manda.

Tradição? Tradição do quê? Hoje em dia,é uma minoria que sabe a história dos símbolos por trás, do que realmente eles e a Páscoa significam. A nova geração só quer aproveitar o feriadão, não tem escola, pode-se viajar e deliciar-se com os montes de chocolates.

Isso dá uma certa inveja. Sim,inveja! Pois aquelas crianças e adolescentes que não têm condições de ganhar nenhum bombonzinho sequer, ficam à mercê das propagandas na tv bem arquitetadas e que nos pegam pelo emocional muitas vezes,fazendo-nos chorar até. E se não fossem certas ONGS e grupos sociais de apoio,ficariam sem nada nessa data.

Tirando a inveja,temos a solidão.Porque a Páscoa desperta uma certa reflexão sobre nós mesmos.Um período de aconchego,de estar mais presente com o próximo,com nossos entes queridos. Porém,tem muita gente se sentindo solitária,esquecida. Às vezes, não por vontade, mas porque a vida foi levando-as para outros rumos. Reportagens mostrando países europeus com problemas de depressão derivada da solidão pascal. O comércio e a mídia são um pouco culpados disso, juntamente com a família que está deixando pra trás valores,princípios, respeito.

Tradição é bom. Gostosuras também. Entretanto,um olhar mais reflexivo para o próximo é melhor ainda. É um ato de renascimento pra si mesmo...nem que se lambuze todo de chocolate! Afinal, Páscoa é nascer de novo. E a propósito...que chocolate você gosta?