Tradição, apenas tradição, assim transformaram a Semana Santa

A Semana Santa ou a semana da paixão é o tempo utilizado para denominar o período que vai desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa e é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo. Não pretendo entrar em detalhes sobre esse evento religioso, desejo tão somente tomar um café contigo e conversamos um pouco sobre as atitudes que as pessoas tomam nessa semana. A família se reúne e começa o banquete que geralmente é composto por pratos variados e muitos peixes. É claro que o vinho não pode faltar na mesa e na mente das pessoas. Também os amigos se reúnem e após uma partida de futebol inicia a bebedeira. São garrafas a perder de vista. Dependendo das condições financeiras do grupo, as marcas dos vinhos variam. Há ainda as pessoas que optam por irem à igreja para a oração em grupo. Fiéis de outras denominações religiosas, bem como as pessoas que se declaram ateus, acabam participando indiretamente dessa festa Santa devido ao nível de abrangência que ela atinge. Mas é possível observar o alargamento das fronteiras do que é real e do que é tradição. Mais uma fez, vou lembrar-lhe de que não estou defendendo princípios alguns, estamos apenas tomando um café preto e proseando. O peixe, o vinho e a ida à igreja, têm qual significado para as pessoas que participam desse Festejo Santo? Vivem e praticam os princípios e ensinamentos? Trata-se apenas de uma tradição milenar? Sempre fora assim, muito peixe, muito vinho e à noite todos os caminhos desembocam em uma igreja. Não condeno nenhuma das opções acima, pois acredito muito no direito à liberdade, principalmente quando se tratam de princípios, crenças, credos e valores religiosos. A única certeza nesse mar de dúvidas é o fato deque as pessoas estão cada dia mais egoístas, intolerantes, racistas, preconceituosas e violentas. Só para citar uma pequena porcentagem das maldades que habitam os corações e mentes das pessoas. Algo está errado, as peças não se entendem, a engrenagem não roda. Se por um lado, a Semana Santa nos remeter ao ato de bravura e amor praticados por Cristo para salvar a humanidade do pecado, por outro, essa mesma humanidade nada faz uns pelos outros. Mas a milenar celebração continuar a acontecer, ano após ano. De fato, a celebração festiva acontece, mas os corações continuam os mesmos, incapazes de ajudar o próximo, intolerantes, individuais e invejosos. Terá a Semana Santa se transformada em apenas um evento tradicional no qual a maioria dos participantes não sabe se quer o verdadeiro significado dessa festa? Você concordada que a Semana Santa deve ser praticada todos os dias, todos os instantes de sua vida? Antes que o café termine, antes mesmo do vinho ou do banquete, vamos celebrar essa data festiva com amor, solidariedade, tolerância, compreensão e compaixão. O resto é tradição, não vale apena.

Manoel R
Enviado por Manoel R em 29/03/2018
Reeditado em 20/04/2019
Código do texto: T6294420
Classificação de conteúdo: seguro