O VALOR DAS LEMBRANÇAS.

Lembranças me assaltaram a memória nesta manhã, elas surgiram do nada, e no mesmo nada desapareceram sem deixar vestígios, quisera eu, poder transcrevê-las, cada uma delas, mas como disse, elas apareceram no mesmo instante que desapareceram, as vezes consigo enjaular uma e outra em um lampejo de memória, e quando consigo, não perco tempo em anotar essa pérola do pensamento.

As minhas melhores lembranças, as que ao surgirem faz o meu coração doer de saudades, aquelas me fazem querer voltar no tempo para poder reviver os bons momentos, as lembranças que me trazem tais sentimentos, são as da infância, áureos tempos, quando na ocasião, residente da fazenda da Lindoya no interior mineiro. Aquele foi um tempo mágico, aquela era sem dúvidas a minha terra encantada, eu me sentia como Peter Pan na terra do nunca. Mas nem todas as lembranças permanecem presentes no baú da memória, algumas estão ocultas ao olhar do pensamento, já outras, talvez mais disponíveis, são captadas, e por vezes, vestidas com a beleza das palavras. É um privilégio poder transmitir minhas memórias no papel, levando-as ao coletivo, para que cada leitor, absorva na imaginação, a doçura do meu mundo encantado.

O período em que morei na fazenda, embora pequeno, marcou profundamente a minha vida. Quando somos crianças não conseguimos dimensionar ou mesmo perceber muitas das boas coisas que nos cercam, assim foi comigo, hoje, tantos anos depois, sinto não poder ter aproveitado o bastante. Confesso que não me arrependo de nada, bem sei que aproveitei o quanto pude, claro que, poderia ter sido mais intenso, mas, não me cabe lamentar o que eu não fiz e poderia ter feito, as minhas melhores lembranças são as de uma criança que aproveitou intensamente cada minuto.

Eu poderia listar inúmeras situações e ocasiões interessantes e importantes daquela época, aventuras e desventuras, de risos e de lágrimas, como já o fez em outras inúmeras crônicas, porém, não quero parecer saudosista, vivendo apenas no passado. Refletir sobre essas boas lembranças, me fez entender a importância de viver o presente com dedicação e intensidade, sabendo aproveitar cada minuto dele, uma vez que, ao envelhecer, esses momentos que hoje estou vivendo, serão igualmente rememorados, e desejados, por esse motivo, tenho que viver o presente como se não houvesse amanhã.

Talvez em outra oportunidade eu lhes conte alguma das minhas histórias de infância, hoje eu quis apenas meditar sobre as nossas lembranças, e o quanto elas são importantes para as nossas vidas, entretanto, o nosso presente, esse que vivemos agora, tem uma importância ainda maior, se não soubermos aproveitá-lo bem, no futuro, nossas lembranças serão apenas um gosto amargo na memória. Viver bem o presente, é a garantia de belíssimas histórias para o futuro.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 27/03/2018
Código do texto: T6292323
Classificação de conteúdo: seguro