O perdão

Um dos temas mais difíceis a serem tratados é o perdão. O difícil de perdoar está ligado intrinsecamente ao perdão que devemos dar a nós mesmos e que nos negamos a fazer, por que nos culpamos pelos nossos fracassos, nossos erros, nossos desvios. Lidar conosco é muito mais complicado do que lidar com os outros, por isso mesmo nos perdoar é também muito mais difícil.

Somos espíritos puros vivendo no mundo uma experiência material, submetidos a todas as leis do mundo físico, que são diferentes das leis do mundo espiritual. No início de nossas vidas, desconhecemos estes princípios e contamos apenas com os nossos sentidos, com o tempo vamos aprendendo e neste aprendizado erramos e somos condenados por nós pelos nossos erros e entramos em culpa.

Como condenamos a nós mesmos pelos nossos erros, passamos a utilizar o mesmo critério para os outros, julgando conforme o nosso código e apontando os erros dos outros, na busca de aliviar um pouco a nossa própria carga de sofrimento e pesar. Por isso, a melhor forma de buscarmos o perdão é aprendermos a nos amar e nos aceitar da forma como somos, inteiramente abertos e receptivos.

Eu repito todos os dias, uma pequena oração ou mantra que desenvolvi há muitos anos atrás: O amor de Deus transborda no meu coração, plenifica todo o meu ser e eu estou em perfeita harmonia com o universo. - Neste momento eu sou luz, vibro luz e vivo a luz sem restrição. Em minha busca eu sou luz e sombra, sombra e luz. Trago luz para a sombra e ilumino a sombra com a luz.