APRENDIZADO QUE VEIO DAS RUAS
Tempos atrás, conheci um idoso, um pouco mais do que eu, pelo dito e escrito, de ultra esquerda. Ele, repetidas vezes escrevia desabono à Policia Militar do RS (Brigada Militar), então um dia contra-argumentei, sem estresse, e ele embrabeceu-me e deixou de ser meu amigo virtual, hoje nos reencontramos em carne osso, dei-lhe uma olhada fulminante, e sai de perto. Claro que ele sentiu que eu não queria conversa nem dividir o espaço.
Depois, em reflexão, estendi a minha repulsa aos políticos criminosos, quer pelo crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e tantos outros. Neste instante dei-me conta, que se, os políticos honestos, virassem a cara para os políticos criminosos, seria constrangedor, não para os da iniciativa, mas para os corruptos, atitude que talvez colocasse os honestos do nosso lado.
Claro que não farão isto, sob o argumento que todos são inocentes, até prova em contrário. Será que condenações carecem de prova ao contrário?
Roberto Jefferson e um exemplo, que mesmo condenado, continuou dando as cartas e participando ativamente das coisas do partido, me parece que o único que deu-lhe as costas, foi o Sérgio Zambiasi, mas por outras contingências, que não, simplesmente porque Roberto era criminoso. Se há outros, não é do meu saber.
Desta turma toda que está ai, honestos e criminosos, penso que poucos tem a coragem, a discência, a ética, suficiente, para virar a cara à banda podre da política. Um deles é Jair Bolsonaro, que infelizmente, combate somente a corrupção e comportamento criminoso dos políticos de esquerda.
Talvez seja porque bater de frente com todos, seja muito desgastante e o deixaria com poucos ao seu lado.
Mesmo assim, aguardo o dia em que verei Bolsonaro, olhar de forma fulminante para qualquer político sujo, independente de partido.
Acredito nos olhares fulminantes, não pelo meu reencontro de hoje, mas pelos que púnhamos nos larápios do Centro de Porto Alegre, lá pelos anos oitenta do século passado, e eles tremiam de medo!