RETRATOS NOS INDUZEM AS LEMBRANÇAS... 16h36min.

Ao darmos nosso retorno aos nossos prezados leitores (as), está aparecendo um retrato de um casal, jovens na época, mas na realidade a foto tem mais de 56 anos. Ambos estavam com 20 anos, quanto à foto merece uma explicação, pois está datada de agosto de 1964, ou um pouco mais de dois anos após o casamento...

Nosso saudoso tio tinha dom nato às artes, muito embora nunca tivesse um curso especifico sobre isto. Como isto foi feito merece um adendo, naqueles idos tempos, ele até pretendia tirar alguns recursos financeiros com esta atividade. Num laboratório improvisado, pegava os negativos de uma foto e as ampliava, poderiam até ficar em tamanho natural, após revelá-las, viria o seu trabalho artístico, fiel a foto preto e branco, com simples lápis crayon, dava mais nitidez ao retrato em si, isto é, dando mais vida a foto, sem alterar em absoluto sua autencidade...

Mas, apesar de sua capacidade os negócios não prosperaram, e tudo não passou de um sonho, e as vantagens financeiras desta atividade nunca deram frutos...

Tempos difíceis que evidenciamos, pois a vida em si nunca foi fácil aos que tem pouco poder aquisitivo, adquirir uma simples moradia, não era algo fácil, pois somente muitos anos depois, começaram as facilidades, com a criação dos setores governamentais, que facilitavam a sua compra...

A foto mencionada está datada, - repetimos – agosto de 1964, e o regime militar, começaram meses antes, - 31 de março de 1964 – nos recordamos como se fosse hoje, naqueles dias abrimos aleatoriamente uma das paginas de O Evangelho Segundo o Espiritismo, caiu no subtítulo: o escândalo é necessário, mas ai daqueles que são os seus agentes...

Quanto a nós, apesar das dificuldades, a vida prosseguia, naqueles longínquos anos, fôramos agraciados com a primeira filha Vanice, a breve carreira de bancário terminaria em dezembro de 1966; muitas vezes há mal que vem para o bem, foi o que aconteceu conosco, quando enveredamos para outras atividades, representações comerciais, que nos deram a condição de em 1972, conseguirmos, nossa casa própria, neste meio tempo já haviam “chegado” as outras duas filhas, Marylene e Nice Hellene...

Quanto ao nosso saudoso tio, enveredou por outros caminhos, - fez carreira na política militar -, chegando a se aposentar, mas não parou, conseguiu um novo emprego, para melhorar o orçamento domestico... Acabou falecendo prematuramente, quando finalmente nossa saudosa tia, conseguiu com o seu seguro de vida, finalmente comprar a sonhada casa própria... 17h24min.

Um bom final de semana, aos nossos prezados leitores(as)

Curitiba, 10 de março de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/03/2018
Código do texto: T6276146
Classificação de conteúdo: seguro