Os amigos taxistas da Treze com a Frei Mariano...

É impossível passar pela rua Treze com a Frei Mariano e não ficar olhando, pensando, viajando no tempo e na história de minha cidade e de minha vida ao ver aquele ponto de Taxi Corumbaense...Ver alí o Tony e seus colegas de trabalho de tantos anos....

Naquele local vivi momentos emocionantes de minha vida, chegando ali varias vezes com panfletos, jornais, com meu velho TL Amarelo ou o velho Opala Dourado com a caixa de Som e as velhas cornetas combinadas num som meio mambenbe, mas que chamava a atenção das pessoas....

De outras vezes, levei mesa e cadeira com papéis e canetas para colher assinaturas em Defesa do Trem do Pantanal, da Ferrovia e alí eles, os amigos taxistas me ofereciam água, café, amizade, apoio e muita solidariedade....Me emprestavam a tomada de energia elétrica pára lugar minha caixa de Som e até mesmo o telefone do ponto, as vezes, eu utilizei para receber telefonema dos colegas de luta de Bauru, Campo Grande e até do Rio de Janeiro...durante as lutas nacionais da ferrovia brasileira em meio aos ataques ensandecidos do governo federal que cumpria sua "funesta missão" de destruir as ferrovias e demitir milhares de ferroviários, e mesmo levando muitos tiros e sofrendo danos com processos administrativos e punições grosseiras, nós resistiamos...

Ali também foi palco de muitos protestos que organizei em Defesa de Moradias Populares, Em defesa da Termelétrica, em Defesa de empregos para Corumbá, quando disputei as eleições para a Prefeitura da cidade, quando disputei o cargo de Deputado Federal e depois, num fato inédito assumi o mandato de deputado federal, sendo a primeira vez que um ferroviários demitido e completamente sem gozar dos direitos trabalhistas devido as represálias politicas assumiu tal cargo no país...

Ali vivi um dos mais longos protestos de minha vida, ficando sete dias seguidos falando e discursando em uma caixa de som alí ligada, distribuindo manifestos, no MOVIMENTO O TREM NÃO PODE PARAR...Em defesa do Histórico e Romântico Trem do Pantanal...

Ali fiz manifesto em Apoio as lutas da Educação e muitas vezes almocei ali mesmo e ia até a Galeria Pantanal tomar café e beber água...Foi um dos períodos mais românticos e lindos de minha vida, onde alguns me viam como se fosse um "louco", não compreendiam as minha razões e lutas...Até mesmo durante a minha militância partidária, ali me manifestei e até mesmo vendia ali salgados e camisetas para arrecadas fundos para estas lutas....Camisetas pintadas, muitas vezes pelo saudoso Mallah...que muitas vezes, foi ali acompanhar meus manifestos e dar apoio, como centenas e até milhares de corumbaenses que foram até aquele histórico ponto de taxi...

Passei ali semana passada e fui ver o Tony e seus colegas,muitos ainda estão ali trabalhando....E conversei e brinquei com eles, como nos velhos tempos e ainda vi o Nelsão lá...

Este local , como A Estação Ferroviária, o C.E.U.C, O Ila, A Igreja Candelária em tantos outros ficou na minha memórea e coração para sempre....Bons dias de sonhos, lutas, conversas de amigos de verdade alé no Ponto de Taxi da Treze com a Frei Mariano em Corumbá...Afinal , ali foram mais de vinte anos de manifestações e lutas entre os anos 80 e 90 e até após o ano 2.000.

Como esquecer aqueles amigos ali sentados no centenário muro de Pedra da Praça da Independência ou abrigados em seus taxis nos dias de tempestades, frio ou chuvas torrenciais do Pantanal...Alí cheguei a ser alvo de chacotas de adversários, mas também fui alvo de amor, respeito, apoio e carinho humano inesquecíveis....