Uma menina que enfrenta temporais

No verão chove muito na minha cidade, creio que já estamos na terceira semana consecutiva com chuvas, no fim da tarde cai àquele temporal com raios, trovões, relâmpagos e ventania. E é uma chuva que nos pega de surpresa, embora saibamos que ela sempre chega ao fim da tarde lá pelas 18h, às vezes ela surpreende e o tempo começa a fechar lá pelas 15h mesmo.

Enfim, em muitos desses dias o temporal me pega na rua mesmo, eu como sempre com minha bicicletinha e um bom guarda chuva que me ajuda a lutar contra o vento forte. No fim, é só isso, porque parte das pernas, braços e cabelos encharcam com o temporal.

É comum nesses dias encontrar grupinhos de pessoas refugiadas em lojas e mercados a fim de esperar o temporal passar. Eu mesma muitas vezes dou uma de refugiada no primeiro abrigo seguro quando o tempo está muito feio.

Mas em geral enfrento a tempestade com meu guarda chuvinha (ele é mesmo bem pequeno) e minha bicicleta. Dia desses, eu estava assim, saindo pra ir ao centro quando o temporal me pegou no meio do caminho, resolvi continuar, mesmo lutando contra meu guarda chuva, que queria se revoltar contra mim e voar a favor do vento. Como sempre, cheguei ao meu destino encharcada, mas cheguei. E me dei conta de que, não é somente com o clima tempo que eu enfrento as tempestades, mas também na minha vida costumo enfrentar o temporal, mesmo que este enfrentar, muitas vezes seja apenas resistir, usar a força necessária para segurar o guarda chuva, resistir ao vento forte, e impedir que a condição piore além do que já está.

Na vida é assim, quantos temporais vêm e vão, sacodem nossa vida e vira tudo de pernas pro ar, às vezes vem sem esperar, uma hora o sol se fecha, as nuvens escurecem e quando menos se espera chuva forte. É preciso resistir, sendo em um abrigo ou enfrentando a tempestade, é preciso resistir, como diz a Música do Jeneci “é só mais um temporal...”, sejamos fortes, resistentes, seguremos nossos guardas chuvas, vestiremos nossas capas e resistiremos às chuvas de verão enquanto aguardamos dias de climas mais estáveis.