FILOSOFIAS & MITOS (ou VICE-VERSA)

TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS NO PENSAMENTO GREGO:

1---PRIMEIRO PERÍODO - 600 a 450 a. C. - pré-socrático - formação - problemas cosmológicos

A filosofia jônica, florescida nas colônias jônicas da Ásia Menor, procurava a substância origuinal do mundo, preocupação de todos os pré-socráticos predominantemente ontológica, ventilando hipóteses sobre os quatro elementos como princípio gerador de todas as coisa - a água (TALES DE MILETO), a terra (HERÁCLITO), o fogo (também HERÁCLITO) e o ar (ANAXÍMENES - elemento primitivo o ar, pela rarefação viria o fogo, por condensação a agua, a terra e os demais seres) - ou sistema de todos os corpos compostos dos quatro elementos (EMPÉDOCLES) - também os átomos, como princípio gerador (DEMÓCRITO).

2---SEGUNDO PERÍODO - 450 a 300 a. C. - socrático - apogeu - problemas metafísicos

SÓCRATES (nasc, em 469 a. C., em Atenas, pai escritor e mãe parteira) exerceu muitos cargos políticos; modelo irreprensível de bom cidadão, empreendeu a reforma de costumes corruptos. --- A escola socrática refletia sobre os problemas práticos e morais da existência humana, ele em discursos livres e admiradores entusiastas. Sob calúnia de inimigos invejosos e inconscientes, foi acusado de - idade avançada - corromper a juventude e introduzir divindades novas - recuou defender-se e foi condenado a beber cicuta. --- Seguidores 'a posteriori': problemas do conhecimento (Hegel), da religião (Maritain), da metafísica (Heidegger e Kant), da moral (Kierkaard) etc. --- Aqui, após várias divergências, surgiria muitíssimo depois o materialista existencialismo moderno - para SARTRE, a consciência humana é a sua liberdade.

-----Há quem afirme que os homens nascem ou PLATÔNICOS - lidando com conceitos do mundo das ideias - ou ARISTOTÉLICOS - apegados ao conhecimento prático e ao mundo real.

PLATÃO (nasc. em 427 a. C., em Atenas, família aristocrática e abastada) viajou muito por outros países. Depois, de volta à Grécia, ensinava e escrevia - ciência objetiva, ao conhecimento certo deve corresponder a realidade. Tudo no mundo é individual-contingente-transitório (Heráclito) X conceitos universais-necessários-imutáveis-eternos (Sócrates). Logo, deve existir um mundo de realidades objetivas com os mesmos conceitos subjetivos que as representam - estas realidades chamam-se ideias: no sentido platônico, ideias não são representações intelectuais, formas abstratas do pensamento, e sim realidades objetivas, modelos e arquétipos eternos (o visível é cópia imperfeita e fugaz).

ARISTÓTELES (nasc. em 384 a. C., em Estagira, na Trácia, filho de um médico da família real da Macedônia) foi jovem para Atenas, onde se tornou aluno de Platão. Gênio universal, assimilou conhecimentos anteriores, ampliando-os. Verdadeiro patriarca das ciências naturais, metafísico, moralista e político. Escreveu sobre todas as ciências - dotes de profundidade, inteligência, agudeza de penetração-raciocínio-síntese, universalidade de conhecimentos científicos. Construiu um sistema original de observar a natureza, substituindo a linguagem imaginária e figurada de Platão por uma terminologia de precisão admirável, classificando os conhecimentos em: teóricos (pura especulação: física, metafísica, matemática), práticos ou ativos (ética, política) e poéticos ou factivos (poética, retórica, outras artes). Sua lógica /entrando no segundo ou terceiro grupo/ tem como objeto principal a demonstração silogística, isto é, proposições. Admite o livre arbítrio, sendo o fim último do homem, pela ética, a felicidade, que resulta da harmonia de tendências e atividades: homem, animal sociável, cuja primeira sociedade é a família, com o fim da procriação, educação da prole e possível reciprocidade de afeto entre os cônjuges - contrariamente a Platão, matrimônio indissolúvel e propriedade privada necessária para o bem da família. Nódoa em sua política, a escravidão, achando-a necessária à felicidade geral.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 04/03/2018
Código do texto: T6270375
Classificação de conteúdo: seguro