No Brasil telefone funciona!

Acho que nessa altura do campeonato, nada mais é capaz de nos escandalizar. Afinal, já vimos de tudo, ou quase tudo nesse mundo de meu Deus. E se não vimos ao vivo, vimos pela televisão. E, se não vimos na televisão vimos nos filmes. E uma fantasia bem engendrada acaba por virar, um dia, realidade, pois a vida imita a arte e a arte não se satisfaz mais em imitar a vida sem graça do ontem. Foi assim que Lex Luthor, o mega vilão do Superhomem, foi apenas uma pálida antecipação do Bin Laden, uma espécie de modelo fantástico imaginado por um artista gráfico vinte ou trinta anos antes dos atentados terroristas de 2001. E o Superhomem, heim, por onde andará?

E cá no nosso Brasil, tivemos a oportunidade invejável de sobreviver a uma ditadura militar de cerca de vinte anos, seguindo-se um período catastrófico de hiperinflação de dez anos, um governo neoliberal de oito anos, que sem recursos para nada resolveu privatizar tudo, caprichando na privatização da telefonia. Bem, acabou-se a inflação por ora, até que as diversas bolhas que estão sendo gestadas globalmente estourem e nos joguem de volta no turbilhão onde, como se dizia antigamente, “os salários sobem de escada e os preços de elevador”, ou que “os salários crescem como rabo de cavalo: pra baixo”. Bem, mas os telefones, esses funcionam. Beleza!

E, para fechar o ciclo com chave de ouro, o governo do PT. Oito anos de escândalos, acusações, revanchismo, onde coexistem as velhas práticas políticas de divisão de nacos de poder com mal costuradas alianças políticas interesseiras, ação desenfreada de “lobbies” e alguns programas sociais.

A economia vai bem. Empregos foram criados. O poder de compra dos salários se manteve e até cresceu. Fica parecendo que os papéis se inverteram, e que o partido dos trabalhadores sabe administrar a economia melhor do que os partidos dos patrões, enquanto estes seriam os verdadeiros mestres em ética e boas práticas políticas.

E agora, o clímax. O TSF está decidindo se aceita ou não a denúncia do senhor procurador. A imprensa já começa a chamar o TSF de Suprema Corte, tal como nos EUA. Acaba de circular a notícia de que o núcleo político do PT, como o denominou o procurador, vai, sim, ser julgado. A Suprema Corte aceitou a denúncia contra os outrora poderosos. Teremos um longo e rumoroso processo, onde, garantem os advogados de defesa, eles sairão ilesos.

Que sirva de consolo: em caso de condenação, o partido poderá ser aconselhado mesmo da prisão pelos telefones celulares. Sim, pois no Brasil telefone funciona. Agradeçam ao governo do PSDB.