Aos nossos queridos Cariocas

Vocês, cariocas, que passaram a vida inteira exaltando a inocência do Morro dos Barracões de zinco, cantando e dançando no asfalto, enquanto lá em cima trabalhadores como empregadas domésticas, porteiros de prédios, garis, operários de construção e de fábricas, erguiam suas pobres moradias com muito suor, para ficarem pertinho dos seus empregos, não viram se instalar, nesse tão cantado Morro, o que hoje é quase um Estado paralelo, comandado por traficantes poderosos, muito bem equipados com fuzis de última geração vindo através do tráfico de drogas pesadas. Vocês, cariocas, que malandramente brincam nas urnas, votando irresponsavelmente até em Onça peteleca; que elegeram os Sérgios Cabrais e Garotinhos da vida; vocês, que com seu jeitinho carioquês simpático e brincalhão, curtidores das belezas de Copacabana princesinha do mar, do Cristo Redentor braços abertos sobre a Guanabara, e das Escolas de Samba na Sapucaí, hoje estão sofrendo e deixando todo o país em alerta, porque a situação é muito grave. E, infelizmente, não temos outra solução de imediato a não ser essa intervenção já instalada, porque a inocência se perdeu. Mas, não devemos perder a esperança de salvar a Cidade Maravilhosa. E como diz a música de Tom Jobim, - "O Morro não tem vez" , (que expõe o marco da divisão urbana) ...' Quando derem vez ao Morro toda a cidade vai cantar'. E dar vez ao Morro é olhar pra cima.

Darcy Brito
Enviado por Darcy Brito em 01/03/2018
Código do texto: T6267920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.