TOM E JERRY.
De vez em quando é bom deixar de lado esse pretenso ar de homens sérios e trazer de volta nosso lado criança, ou até mesmo aquela fase da juventude em que tínhamos algum tempo pra ficar de olhos grudados na televisão.
Dessa fase e dessa época me lembro de coisas boas e de outras tantas que alimentavam e continuam alimentando até hoje minha curiosidade e uma delas é justamente esse, digamos, relacionamento meio complicado entre o Tom e o Jerry.
Tudo bem que estamos aqui comentando sobre geniais desenhos animados que animaram, pelo menos pra mim , aquela fase de ter tempo pra televisão e, como não é hora de fazer segredo , confesso de público que gostava muito (...e continuo gostando...) das travessuras do Jerry e consequências das trapalhadas do desastrado Tom.
E aí reservo um tempo para refletir sobre qual dos dois realmente era o mais esperto e nesse caso fico numa grande dúvida pois, se de um lado um usava e abusava e da esperteza o outro, pelo menos como hoje enxergo, sabia que era o mais esperto (...todos acham que são..) e no fundo, no fundo e na hipótese de gatos terem sentimentos, Tom não queria perder a companhia do Jerry.
É possível que disfarçadamente e para não desagradar aos patrocinadores, Jerry era a maior diversão do Tom e provavelmente a única razão de ser mantido no programa.
Hoje, já setentão não nego que nesses canais que exibem seriados e desenhos antigos lá uma vez ou outra assisto aos dois e quanto mais revejo as clássicas aventuras de um gato e um camundongo, mais torço pelo Tom.
É claro que não gostaria de ver um ratinho agonizando numa ratoeira e nem se esvaindo em sangue entre os dentes de um gato mas, é difícil negar que Jerry é dos mais abusados personagens que conheci. É folgado, do tipo malandrão e analisando com maior profundidade o conteúdo dos desenhos, fico seriamente em dúvida se ali poderia haver algo de produtivo, positivo e que sirva para moldar personalidades.
Entendo e nem vou discutir que um gato é um animal doméstico e o mesmo não acontece com um rato ou um camundongo. Muito pela contrário.
Neste ponto, dá pra escutar os protestos dos saudosistas que não concordam com minha teoria e tais protestos se baseiam no fato de que um desenho animado é coisa inocente para crianças inocentes.
Mas , com todas as mensagens que ali são transmitidas, será mesmo ?
*********
...Tom e Jerry é uma criação de William Hanna e Joseph Barbera para a Metro Goldwyn Mayer e foi produzida de fevereiro de 1940 até setembro de 1967...
(...imagens google...)