E AGORA, CARLOS?

(Joésio Menezes)

Ao poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, que nada tem a ver com as minhas angústias...

E agora, Carlos?... a roubalheira se estabeleceu, a gasolina aumentou, o dólar subiu, a inflação voltou, o salário encolheu, a pobreza cresceu, a previdência “faliu”, José não resistiu e suicídio cometeu!... e agora?

As panelas sumiram, a Lava-Jato se enfraqueceu, a PF se omitiu, o Judiciário recuou, os delatores se beneficiaram, os holofotes se apagaram, o povo se calou, o entusiasmo esfriou, as manifestações minguaram, os bandidos se fortaleceram e mais uma vez nossos representantes se corromperam... e agora, Carlos?

E agora, você?... um quase “sem-nome” que empunhou bandeiras, saiu às ruas, pediu melhorias, reivindicou seus direitos, exigiu transparência, reclamou da corrupção, enfrentou a polícia, amedrontou os “ladrões”, perdeu sem emprego, está sem mulher... e agora, o que fará você?

Comemorará sua vitória?... zombará dos covardes?... comandará protestos?... continuará sonhando?... conquistará algum coração?... intransitivamente, amará alguém?... escreverá “alguma poesia”?... retomará o poder?... permanecerá lutando?... ou deixará que o gigante verde-amarelo adormeça novamente enquanto os criminosos de colarinho branco se apropriam indevidamente da nossa vida e vendem a nossa pátria?... e agora, Carlos?

E agora, você?... que tanto gritou, que muito correu, que gás inalou, que spray de pimenta bebeu, que fúria espalhou, que a mídia instigou, que atenção recebeu, que aliados conquistou, que o país estremeceu... e agora?...

E agora, Carlos?... outras eleições estão chegando e em nossas portas baterão aqueles políticos com cheiro de enxofre, vindos do além, renascidos das trevas!... e agora, meu caro amigo, sente-se preparado para enfrentá-los outra vez?... ou prefere ser um “observador” incauto, apenas?

E agora, Carlos?!...