Convicção

É uma certeza adquirida por fatos e ou razões.

Fatos são os acontecimentos no transcorrer da história que sustentam e constituem as razões. No entanto, é mister dizer que a razão nem sempre avalia fatos, isto porque um componente extraordinário está sempre presente no tempo desde os primórdios que é a fé; certeza a respeito do que não se vê (Hb 11,1), se não pode ser visto como pode ser um fato? Reside neste ponto o desafio racional.

Não vimos o ar, mas sabemos que ele existe, é por ele

que se propagam as ondas de rádio, que também não vemos. O girassol gira na direção do sol mesmo que o sol não esteja visível.

A razão que não é compreendida não significa inexistência.

Nem sempre é favorável crer sem algum conhecimento ou parâmetro, pois se assim acontecer, qualquer argumento, mesmo que não seja fato, pode levar a crer, isto não é fé, é crença: crer no progresso, crer nos astros, crer nos deuses, crer nos políticos, crer nos apresentadores de televisão, etc.

Ou até crer em mentiras, aliás, existem muitas mentiras que se transformaram em verdades para muitos, pela repetição e ignorância.

"Tão cegos são os homens, que chegam a gloriar-se da própria cegueira"! (Santo Agostinho).

Existem especialistas em contar mentiras, tanto que arregimentam seguidores que até matam por ele. Cuidado com os formadores de opiniões, eles são pessoas fluentes na mídia, são pagos para

defender interesses que nem eles mesmos acreditam. No entanto, crer em Deus e em sua obra, hoje em dia, é o maior desafio racional que podemos enfrentar, pois, "as pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta" (Santo Agostinho), não importando as características sociais estabelecidas: cidadão, contribuinte, eleitor, universitário, ajudante, doutor, etc.

Hoje, as informações chegam de todos os lados com uma velocidade extraordinária, muita mentira, ilusão, modismos, sedução que nos levam aos caminhos sombrios.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8,12). Ele quer nos dizer que, sem Ele, não há verdade, vida, felicidade, paz nem alegria.

James Assaf
Enviado por James Assaf em 23/02/2018
Reeditado em 23/02/2018
Código do texto: T6262215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.