O que significa viver e ser feliz?

É engraçado como as pessoas vivem dizendo: ''Aproveite a vida!''; ''Viva intensamente!''; ''Ame, sorria, abrace!''. Exortamos muito os outros a ''serem felizes'', mas será que nós seguimos este mesmo conselho? O que é a felicidade? O que é a vida?. Alguns acham a vida estafante, outros conseguem olhá-la como quem admira uma obra de arte, encantando-se com cada detalhe. Uns vivem sorumbáticos, outros estão sempre sorridentes e não abrem mão de serem loquazes. Estimam os amigos e não ficam um instante longe daqueles que amam. São afáveis com todos, pois veem com os olhos da alma. Sabem que a vida é como um sopro... E não perdem tempo com coisas supérfluas e situações que podem ser resolvidas por meio do diálogo. Diante dos infortúnios, levantam a cabeça e prosseguem com uma audácia indizível. Viver em sua plenitude não significa ''viver levianamente'', ou ser ''vida louca'' (eis o famoso jargão entre os jovens)... Mas sim rejubilar-se em todos os momentos e em qualquer circunstância olhar o lado positivo. Viver é mais do que um simples ''existir'' ou ''estar no mundo''. É aproveitar cada minuto para fazer algo que beneficie o próximo; traga felicidade e paz aos outros e a si mesmo. É acordar e agradecer a Deus por mais um dia, pelo fôlego de vida que Ele nos concede. É fazer tudo o que vem em suas mãos com muito carinho, amor e determinação. É ser gentil; dar um: ''Bom dia!''; perguntar: ''Como você está?''; dizer: ''Estou com saudades!''; não ter medo de demonstrar brandura e ser humilde para afirmar: ''Ei, eu preciso de você!'' ou ''Sinto a sua falta!''. Sabe? É andar na rua e sorrir; cumprimentar as pessoas desconhecidas e ajudá-las. É agradecer pelo alimento, pelas roupas, pelo nosso trabalho, pela nossa família, pelo descanso que temos à noite, pela saúde e por tudo aquilo que nos faz bem. Todos os dias temos a chance de melhorarmos; todo o dia é um novo recomeço. Ser feliz não é ter aquele ''dinheirão'' no banco ou ''ganhar na mega sena'' ou quiçá possuir todos os bens materiais do mundo e ser uma pessoa influente. Existem muitos que possuem tudo isso e muito mais... Contudo, não sabem o que significam: Felicidade, paz, amor, alegria... Não sabem o que é de fato ''VIVER''. Fazer e obter grandes coisas não quer dizer que iremos ser felizes. Entretanto, a verdadeira felicidade consiste no ato mais simples... Seja num abraço apertado que recebemos ou damos em alguém que amamos; um telefonema que fazemos ou recebemos; um piquenique com a família; um passeio com os amigos; dar alimento àquele que tem fome e ajudar de qualquer forma o necessitado; colocar-se no lugar do outro... São as pequenas coisas que se tornam indispensáveis nesta vida. Lembre-se: Depois que descermos à sepultura, nada saberemos ou faremos. Iremos todos para ''debaixo da terra'' (por mais que o caixão seja de ouro puro)... Isto não fará nenhuma diferença... Rico ou pobre, feio ou bonito, alto ou baixo, gordo ou magro... Nenhum desses adjetivos farão a mínima diferença. Por isso, pare e reflita: Será que deveras eu sou feliz, ou estou vivendo a ilusão de ''achar que sou e estou feliz''? A vida tem que ser vivida ao máximo. Viver e ser feliz! Não ''da boca para fora'', entretanto com todo o nosso ser, empregando todas as nossas forças. Ei, sorria! Você faz parte do maior espetáculo que se chama: VIDA!