Sempre fui do tipo certinho até encher a paciência (dos outros, é claro).

Fui descobrindo que as pessoas, pelo menos algumas, não suportam conviver bem com o que lhe é contrário ao modus vivendi, ou melhor dizendo: ao seu próprio estilo de vida ou ao que acreditam ser correto.

Uma pessoa certinha, no lugar errado, em um meio diferente, pode ser tão irritante quanto uma pulga atrás da orelha (ia escrever pulga em uma determinada parte íntima masculina, mas o politicamente espiritual e a mania de ser correto me impediram).

Uma professoara de português, certa vez, disse que de todos os tipos, aquele sempre certinho era o que mais a assustava. Segundo ela esse tipo, para parecer santo é capaz de fazer qualquer coisa em nome de manter a sua santidade. Senti, ao ouvir sua declaração em plena sala da aula para mais de 45 testemunhas, que fora um tipo de acusação, ou uma maldiação. Vi-me diminuído a candidato a santo e, ao mesmo tempo, a um potencial psicopata que tudo faria em prol da sua santidade.

Fiquei envergonhado, porém confesso que não posso tirar da professora certa razão.

Realmente há aqueles que poderiam fazer de tudo para manter sua aura de santidade, de honestidade ou seja lá o que for isso!

Creio não ser o meu caso.

Sempre tive diante dos meus olhos, em toda a minha vida, um tipo de bússola.

Quando ia fazer algo que considerava errado, ou via que faziam perto de mim, a bússola ficava tresloucada girando para todos os lados. Quando a escolha era aprumada, a bússola ficava parada sem proferir o menor questionamento.

Ser certinho, ou candidato à santidade, nunca me torturou, embora me trouxesse certo sofrimento enquanto minha personalidade ainda era jovem e pueril.

Com a maturidade, vesti a carapuça.

Sei que não sou santo e estou para descobrir alguém que seja 100% correto em tudo. No Brasil estou para descobrir quem seja 90%, o que já estaria bom!

O correto é aquele cara que, dentro de si, possui uma alma dizendo: estou de olho em você! Todos temos essa alma, porém o correto a escuta.

No mundo atrapalhado de hoje, cheio de mi-mi-mis, vejo a postura do correto bombardeada por todos os lados. 

Estamos todos em uma mar de corrupção, lama e demência coletiva.

O correto, no entanto, a par de também estar no mar de lama, consegue flutuar em uma câmara de ar que a sua alma vai enchendo na boca. O problema surgirá somente quando a alma se cansar de bombar o ar para dentro...

E durma-se com um barulho desses!

Fui!