A NATUREZA PRIVILEGIADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

49347

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018

O cotidiano nosso de vida numa cidade como a do Rio de Janeiro é muito pesado. E para quem costuma ficar atento às coisas que acontecem na cidade, através da imprensa, principalmente, toma ciência de quase todas as mazelas que se dão nela. É uma situação imperativa.

Mas também dá para se perceber que esta, querendo

apresentar serviço, bem como justificar sua existência, costuma explorar até em exagero essas circunstâncias. E a coisa mais comum de se obervar é a maciça repetição dos fatos que aconteceram num dia. Mas também aproveitam os outros dias para falarem de fatos já acontecidos. Um ato de puro sensacionalismo.

E o povão embarca nisso. Fica impressionado e até sugestionado por tanta exploração. Mas existem muitas outras coisas positivas acontecendo, simultaneamente, na cidade. É só restar atenção. E uma delas, por exemplo, é observar-se as muitas e várias montanhas que cercam a cidade. De ponta a ponta.

A Zona Sul, o Centro, a Zona Norte e a Oeste, também, são privilegiadas em possuírem várias delas. Daí que para quem é acostumado a prestar atenção em paisagens, como esse autor, costuma verificar diferenças assentuadas na vegetação dessas regiões.

Nessa época, por exemplo, em pleno Verão, com solzão de rachar, também se observa a assiduidade maior das chuvas nesses períodos. Daí que tais vegetações alcançam suas plenitudes e formas, onde se observa um verde profundo nela, só diferenciando a tonalidade. Porque os verdes, neste caso, são muitos e diversos. E é interessante observar e perceber tais diferenças.

E num cotidiano já dito pesado como esse, as pessoas perdem-se em seus problemas, não ligando para certas coisas da natureza. E essa é uma delas, porque o visual que os morros, montanhas e serras em nosso estado, nos brindam com uma paisagem extraordinária. É só prestar atenção à elas.

E mesmo que tais maravilhas sejam a um custo que nem é barato, porque a pressão do cotidiano com notícias ruins nos cobra um valor elevado, tais preços ficam diminuídos pelo extraordinário espetáculo que a natureza nos proporciona nessa cidade dita maravilhosa. Só nos resta aproveitar esse privilégio.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 23/02/2018
Reeditado em 24/02/2018
Código do texto: T6261739
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.