VOU FALAR DE UM DOS MEUS DEFEITOS...
...e isso não quer dizer que tenha poucos ! Os meus são incontáveis e a esmagadora maioria deles imagino que sejam considerados intragáveis !
Aqui ou ali não encontro com facilidade escritos que confessem com clareza defeitos próprios e sendo assim, na falta de no momento ter algo melhor a fazer, quero falar desse meu lado , o radical.
Isso mesmo, sou uma pessoa radical. Pra mim pão de queijo é pão de queijo e broa de milho é broa milho, e isso sem deixar nenhuma margem a contestação.
Sendo assim, confesso que tenho enorme antipatia pelo que costumam chamar de “mais ou menos”. A meu juízo (...se é que ainda tenho algum...) isso não existe já que entendo que (...e não consigo ver de outra forma...) uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Ou você é ou não é, ou está ou não está !
À medida que os anos avançam no calendário da minha vida estou ficando pior , bem pior e nesse caso o meu radicalismo embora tenha muito mais de sinceridade do que ignorância nem sempre é bem recebido , principalmente pelos que gostariam que eu dissesse apenas o que eles preferem ouvir. Costumam dizer que essa característica é parte constante no ser humano mas não penso assim , não sou assim e quanto mais maduro repito, fico pior.
Também é verdade que meu radicalismo se baseia no que acredito que sejam verdades ou o que há de melhor e de sensato mas, também é bom que se frise, sou radical sim mas desses completamente diferentes da teimosia de uma mula.
Das coisas boas que o radicalismo me ensinou (...sim, o radicalismos tem alguma coisa de bom...) foi justamente o de jamais discutir idéias com quem não quer se sujeitar ou não está acostumado a diálogos. Ser radical tem disso, você defende o que acredita mas também mantém a mente escancarada para entender ou tentar entender onde está equivocado e aí corrige a rota, abastece sua galeria de novos conhecimentos e segue em frente sem olhar para trás. Sou muito assim.
Outra coisa boa desse meu defeito é que também entendo que não sou dono da verdade absoluta , ou melhor, de nenhuma verdade. Tenho minhas convicções e entendimento e tanto um quanto outro foram adquiridos ou conquistados à custa de muita luta, muito suor, lágrimas e essa salada de fatos vividos acabou se transformando em experiência.
Mas é bom avisar uma coisa. Os radicalistas podem mudar de opinião sim entretanto, também é bom avisar, a mudança só ocorre com base em argumentos muito sólidos, lúcidos, equilibrados e completamente voltados para o bom senso...simples assim...
*********
(...imagem google...)