TRABALHO OU LAZER? EIS A QUESTÃO.

49.216

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018

Mesmo que, teoricamente, desprovido de certa potencialidade para dissertar, positiva ou negativamente, sobre o famigerado "horário de verão", me arriscaria a afirmar que isso não chega a trazer nenhum benefício para o país, como dizem alguns, os que defendem essa ideia. Talvez esse processo tenha mais a ver com o hemisfério norte do planeta, onde lá as condições climáticas são muito diferentes do hemisfério onde se localiza a nossa nação, o Brasil.

E o primeiro ponto negativo que apontaria se situa no aspecto do aumento do dia, teoricamente, porque faz com que tenhamos dias claros em maior parte do horário de verão, diferentemente no do padrão, permitindo às pessoas voltarem-se mais para o lazer do que o trabalho. Isso é determinante.

E dessa forma, o que acontece é exatamente o contrário do que afirmam em matéria de quaisquer economias. Porque se as pessoas têm mais tempo de lazer, despendem mais dinheiro nesse horário. Daí que o processo se inverte ao que eles tentam defender e passar para a população do país.

Como sabemos, o brasileiro leva uma fama por parte dos nossos hermanos argentinos, de ser um "macaquito", que buscamos copiar os modos e jeitos do estrangeiro. E isso, por certo, até possui um fundo de verdade, porque quase que vivemos a praticar tal processo em relação, principalmente, aos Estados Unidos.

Mas nesse último horário de verão já surgiram alguns se manifestando contrários a ele. E o próprio governo ficou em dúvida sobre se o adotava ou não. Já é um progresso, porque um país como o nosso precisa voltar-se para o trabalho. E de forma profunda e contundente, aumentando suas produções, bem como criando vagas de trabalho para uma enorme população que a busca. Estamos perto de treze ou quatorze milhões de pessoas desempregadas, e isso gera uma série de situações. Incômodas, desgastantes, sofríveis, trágicas e periculosas, porque a violência urbana já passou dos limites. E esse reflexo já nos é real e concreto na vida de todos nesse país.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 21/02/2018
Código do texto: T6259929
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.