O b s e s s ã o

Não sei não, mas acho que, devido a ser um cara cabreiro, um matuto desconfiado que tem um meto arretado de ficar caduco e lelé da cuca, de vez em quando resolvo virar o disco e então escrevo sobre assuntos variados.

Na verdade a minha praia (que beseira!, cabra do sertão falando em praia) é o passado, os causos e aqui e acolá uma maltraçada romântica. Sou um matuto romântico paca. Reconheço que ando exagerando, não no romantismo, nem no passado e nem nos causos que ouvi contar e testemunhei, mas nas arengas poíticas. Está virando vício, sabe aquela coisa de você ficar só ´pensando "naquilo", mas não naquilo bom, mas naquilo ruim? A gente começa a forçar barra, fica meio obcecado. E obsessão leva à Casa Verde do doutor Simão Bacamarte...

Sou um cara velho, curtio pela vida. Sou capaz, portanto, de avaliar minhas mancadas e forçadas de barra. Não que eu deixe de me posicionar e combater o bom combate, as causas que acredito, mas sem amaldiçoar ninguém, sem ofender ninguém, sem desejar o mal a ninguém. O mal volta, é um bumerangue da maldade. Não, nao vou deixar de dar meus pitaques, expor minha opiniões, exercitar as aminhas arengas, mas sem radicalismo e sem ofensas. E o que é mais importante, sem priorizar a política em detriimento da minha praia sertaneja e do romantismo.

Vou apenas tocar nu ponto: a mim espanta essa onda de rancor, ódio, revolta e frisson contra Cuba e a Venezuela (não vou nem falar no Lula e no Chico Buarque). Que de discorde do que está errado naqueles países, mas de uma forma racional, inclusive tirano um tempinho para se reconhecer os males daqui do nosso patropi. Mais: não é preciso esse rancor diuturno, doentio, obsessivo. às vezes tnho a impressão que alguns devem até estar se fantasiando de marines para tomar part numa eventual invasão a Cuba e à Venezuela. Obsessão é algo grave, alucina, faz a pessoa perder a razão, expõe ao ridículo.

Mas se tenho medo, quase pavor da obsessão, adoro um samba, não sei se é de Mansueto, que diz: "Já não é amor/ já não é paixão/ o que eu sinto por você/ é obsessão// Você roubou meu sossego/ você roubou minha paz/ por você vivo a sofrer/ por você vou sofrer muito miais...". Juro queessa paixão não é de Cuba, nem se trata de nenhuma cubana, mas é paixão. Mas talvez não sea obsessão. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/02/2018
Código do texto: T6259221
Classificação de conteúdo: seguro