Conselho para aprender algo novo, em especial um idioma

Sempre que acordo, é importante que eu tenha em mente sobre aprender algo novo para ter um dia bem aproveitado, caso contrário estarei apenas seguindo o dia e não aproveitando-o. Precisamos focar em algo e ter algum objetivo. Aprender e desenvolver melhor um idioma pode ser um desses objetivos.

O primeiro passo para aprender algo novo é perseguir e procurar realizar esse desejo de alguma forma, com metas e disciplina. Muitos não vão fundo como pensam, ou não vão ao fundo do baú por motivos diversos: seja por preguiça ou perda de interesse.

Sempre que tenho isso como foco, é importante colocar isso como minha atual prioridade: o aprendizado acaba dependendo primeiramente da nossa dedicação. Podemos investir em variados materiais, mas nada adianta se não investimos no tempo para essa dedicação. As pessoas são imediatistas, mas nada vem de uma hora pra outra. A imersão e foco de onde queremos chegar precisam estar vivos sempre.

Quando decidi aprender inglês, inicialmente tentava passar o máximo de horas possíveis só assistindo aulas e praticando a língua de alguma forma. O ponto X de tudo é tempo. Sem tempo, não há aprendizado. É necessário ter um grande foco e até onde você deseja ir com tudo isso. A sensação de que algo não está ocorrendo como deveria, ou de simplesmente querer jogar tudo pra cima é mais comum do que imagina... Mas como falei, nada vem de uma hora pra outra.

Atualmente, com toda a minha dedicação, eu realmente consegui bons resultados do meu esforço e almejo falar quase como um nativo, e quase estou conseguindo isso, depois de tanto investimento em cursos, tempo e também, pessoas. É importante praticar e se sentir imerso de alguma forma no idioma, praticá-los com pessoas, e quem sabe, desenvolver uma amizade com elas depois disso, já que você se vê obrigado a conversar sobre diversos assuntos, desde os mais íntimos até os mais básicos.

A aprendizagem envolve tempo e paciência, e claro, muita dedicação.

Amanda Passos
Enviado por Amanda Passos em 15/02/2018
Reeditado em 03/07/2022
Código do texto: T6254981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.