44131825.jpg

O Posto Fiscal Botelho, localizava-se na Br 040, na divisa de Goiás com Minas Gerais, entre os municípios de Cristalina e Paracatu, onde a linha de divisa, é o Rio São Marcos.
Fiz umas quatro escalas no Posto Fiscal, juntamente com um colega Fiscal Arrecadador e um Policial Militar, para nossa segurança.
Ao lado do Posto Fiscal, havia um bar, que vendia, além de bebidas, alguns mantimentos.
No fundo do Posto, passava o Rio São Marcos, que era bem estreito, mais parecendo um Ribeirão. Quando a gente queria comer peixes, era só pegar a vara com anzol e uns grãos de soja cozida e fisgá-los. Eram peixes pacus, piaus, mandis e outros.
Os peixes, acostumaram a comer soja, devido às grandes lavouras paralelas ao Rio, bem acima da ponte, que corta a BR.
Alí na Rodovia, passava todo tipo de carga, como Café, Soja e outros.
Alguns fatos:
Tinha um colega, que gostava de contar os veículos que passavam na rodovia. Ficava dia e noite contando e anotando. Uma mania...
Havia também, uma colega, que vinha de Ônibus, da Capital de São Paulo para trabalhar, ali no Posto Fiscal. Ela vivia reclamando das viagens, que eram longas e cansativas.
Certo dia, eu trouxe o peão da Fazenda de meu pai, até Cristalina, porque ele queria visitar seu irmão e eu fiquei cinco dias trabalhando no Posto Fiscal. Sai da escala, passei para pegar o homem em Cristalina, ele já tinha ido embora de Ônibus, uns dois dias antes. Na época, não havia telefone Celular.
Às vezes, alguém da família, de Pires do Rio, onde eu morava,  me encomendava terços e colares com pedra de cristal e ametista. Então, eu passava nas lojas da cidade de Cristalina, comprava algumas peças e levava para presentear.
Eu via nos olhos das minhas tias, a felicidade e o brilho, como dos cristais, quando pegavam as peças de terços, aneis e colares. 
O Município de Cristalina, Goiás, hoje é um dos maiores produtores de grãos do país. Produz batata, soja, feijão, milho, cebola e outros.
Existem, hoje, mais de 500 pivôs de irrigação instalados no Município.
CRISTALINA, É CONHECIDA COMO A TERRA DOS CRISTAIS.



 
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 15/02/2018
Reeditado em 01/03/2019
Código do texto: T6254418
Classificação de conteúdo: seguro