“APROVEITANDO” O CARNAVAL... 9h23min. (Com algumas conjecturas).

Coincidentemente, quase sempre chove nos feriados de carnaval. Uma das filhas, no sábado à noite, propôs para que domingo fizéssemos um almoço de família, os seus dois “meninos”, se encarregariam de assar a carne. Lá pelas dez horas chegaram, foram ao supermercado junto com a esposa, para comprar os ingredientes do almoço. Tudo deu certo, pois não choveu; é salutar a família se reunir...

Estamos aproveitando nestes dias, devagar quase parando, pois os acessos dos nossos prezados leitores (as) diminuem, pois muitos até viajam para um merecido descanso, lendo o livro que ganhamos de presente do “amigo secreto”: História da Riqueza no Brasil, de “apenas” 602 páginas de Jorge Caldeira. É autor de vários livros, dentre eles: Mauá, empresário do Império e Viagens pela história do Brasil.

A obra é complexa e exigiu um minucioso trabalho de pesquisa, pois não é fácil “retratar” os mais de 500 anos, de história de nosso país, no que diz respeito à exploração de suas riquezas...

Afirma o autor, que outros povos aqui já viviam, uns estudiosos afirmavam que isto já acontecia a cerca de 10 mil anos. Porém, hoje com tecnologias mais avançados, “eles” poderiam estar aqui a mais de 30 mil anos...

Tinham suas crenças, uma agricultura, muito embora rudimentar, conseguiam até uma “reserva”, para algum tipo de eventualidade, isto também era aliado à caça, a pesca, que davam a condição sua precária sobrevivências, sob o nosso ponto de vista.

Os povos de maior destaque eram os Tupis- Guaranis; poligamia era um hábito comum, bem como os permanentes estados de guerras, o canibalismo, era atitude comum, após as contendas, muitos dos perdedores perdiam suas vidas, neste ritual macabro, pois se admitia que ao se ingerisse os restos mortais dos “sacrificados”, se “ingeria” também a sua coragem...

Finalmente os europeus chegaram primeiramente os portugueses, foi difícil haver um “diálogo”, mas aos poucos isto foi acontecendo; os selvagens ficaram “extasiados”, diante do machado de ferro. Daí para frente suas vidas foram facilitadas, imaginemos o corte de árvores com machados de pedra, para que as lavouras fossem realizadas, e esta “missão”, - plantio – eram delegadas as mulheres...

Depois dos portugueses, vieram os espanhóis, franceses e holandeses, todos havidos para retirar do nosso abençoado solo suas riquezas, dentre eles o pau Brasil, árvore nativa que praticamente foi extinta no decorrer de alguns anos...

Por último, o que são 518 de história de um país? É muito pouco, se comparado com os países da Europa... 10h09min. Curitiba, 12 de fevereiro de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensagensespiritas.yxz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/02/2018
Reeditado em 12/02/2018
Código do texto: T6251680
Classificação de conteúdo: seguro