PAPO FURADO

Uma família de classe média com dois filhos, um menino e uma mocinha jantam em um dia de semana:

_"Mammy give me water".

_Que menino chato com essa mania de falar inglês. Você precisa é aprender o português. Sua professora me disse que está fraquinho. Mas só quer ficar jogando no tablet. Falei com seu pai que isso não ia dar certo. Mas ninguém me escuta...

_Mãe por falar no português também estou muito agoniada na faculdade com os estudos das figuras de linguagem - oximoro para cá, metáfora, metonímia .Não sei o que é pior se a mania de inglês do Toninho ou a Literatura.

_ Oximoro, oximoro mais parece verme que encontramos nos exames de fezes . Mas deixa pra lá. Eu ainda não sou um expert, mas já tenho expertise. Quando crescer vou ser um CEO e vou trabalhar numa empresa think tank. Eu sou bom e não vou perder tempo com o português. Se ainda fosse espanhol. Estou me preparando para um intercâmbio em Miami . Ah! Já sou um geek.

_É ver para crer. Outro dia mãe ele estava garimpando bitcoin e disse para mim que era mais divertido que a caçada ao Pokémon. Depois quer seguir a carreira de gestor de empresas ...(risadas)

_Olha filha ando preocupada com a enxurrada de palavras novas no rádio, na mídia em geral: resiliência, sofrência, empoderamento e ainda esta mania antiga de adaptar o inglês em nosso linguajar corrente. Toninho com esta mania de ser melhor que todo mundo acabou se viciando.

_ Isso é típico de país do Terceiro Mundo . Na Europa eles ridicularizam este hábito e valorizam sua língua nativa. Mas aqui todos puxam saco dos americanos...

A família reunida continuou a conversar. Mas o menino foi para o quarto ver televisão. Nisto aparece excitado e gritando para todos:" Breaking news, breaking news acaba de dar no Jornal Nacional que nas eleições de 2018 vão usar fake news com bot".

_"Bot de robot" ou "dar o bote"? Quer nos confundir? Agora está imitando os radialistas da BandNews e CBN. Chega garoto!Volta para o quarto.

A irmã enfurecida não se conteve: _É fake news hem? Fucky you seu fodão.

ISABELA BANDERAS
Enviado por ISABELA BANDERAS em 11/02/2018
Código do texto: T6251066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.