ItumbiaraImagem relacionada

Situada, na divisa de Goiás e Minas Gerais e banhada pelo Rio Paranaiba, Itumbiara é o portal de entrada, do Estado de Goiás.
É uma região rica, de agronegòcio, de terras férteis, com grandes Indústrias, de processamento de algodão, óleo de soja e milho e um comércio forte.
Trabalhei na região, entre 1988 e 1992, em vários Postos Fiscais, como:  Posto Fiscal JK, Posto Fiscal Afonso Pena, Posto Fiscal da Ponte de Ferro, Posto Fiscal Gouveinha (vide crônica "Gouveinha) e Posto Fiscal Cachoeira Dourada. Também, trabalhei em Auditorias, na Delegacia Fiscal de Itumbiara e Comando Volante. No Posto Fiscal Jk e Afonso Pena, nossa escala era de 24 horas de serviço, por 72 hs de descanço.
O movimento de Caminhões, principalmente na entrada de Goiás, no Posto Fiscal JK, era intensa. E o trabalho também era pesado, com conferência de Documentos e Cargas.
Alguns fatos:
Certa vez, os policiais militares, que nos davam apoio, efetuou a prisão de um Caminhoneiro, não por falta de documentação fiscal, mas por agressão a um Colega de serviço. Foi um tumulto...
Certo dia, um colega, saiu no seu Opala, lá pelas duas da manhã, foi na sua casa em Itumbiara, resolver alguns problemas e quando retornou, entrou no pátio do Posto, em alta velocidade.
Resultado: O Colega, quase foi baleado por um Policial, pois o segurança, pensou ser um assaltante.
Outro dia, à noite, quando os chapas conferiam um carga de madeira de um caminhão, detectaram a presença de pacotes de maconha, num fundo falso, em meio à madeira.
Um caso inusitado:
Certa vez, fui ensinar a filha de um colega a dirigir. Pegamos a Avenida beira rio, em direção à rodovia e ela pisou tanto no acelerador, que desgovernou o carro, qual bateu e subiu o meio fio e só não caiu no Rio Paranaíba, por Deus. As duas rodas da frente do carro, ficaram no ar. Ufa!! Foi um susto.
Bem próximo alí de Itumbiara, havia a cidade de Cachoeira Dourada, que dava o nome à Usina Hidrelétrica. Trabalhei no Posto Fiscal e nas folgas, curtia as águas quentes do local, que inclusive tem um Clube e um Lago.
Um caso triste:
Um colega, certa vez, estava sózinho, voltando da Escala, para Uberlância, dormiu no volante e entrou debaixo de uma carreta e veio a falecer.
Muitos colegas Fiscais, faleceram durante suas viagens de volta dos Postos Fiscais, porque estavam dirigindo cansados e com sono. 
Itumbiara, foi um dos lugares mais difíceis que trabalhei, como Fiscal Arrecadador.
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 08/02/2018
Reeditado em 26/02/2019
Código do texto: T6248632
Classificação de conteúdo: seguro