Boas maneiras

Tenho por hábito ou disfarce, ler tudo quando estou no avião.

Mês passado fui convidado a participar de um evento na capital dos alagoanos. No aeroporto na sala de embarque não deu outra, quando me dei conta esta foliando uma revista de boas maneiras.

Me espantei, tinha quase certeza que me achava não tão distante desse enquadramento dessa situação dos homens que adotam boas maneiras.

Na verdade nunca gostei muito de plumas e paetês, decidi que agora é que vou correr desses “eventos”, como o diabo foge da Santa Cruz.

Não gosto e não vou perder tempo decorando qual garfo serve para comer peixe ou lagosta: dê-me um garfo e uma faca, destes normais, e eu descasco camarão da maré ou lagosta e tiro espinha de peixe sem nem tremer as pálpebras.

Sou tipo de pessoa que para levar a comida à boca, eu gosto mesmo é de colher. Até que quando a coisa é casual chic, eu faço uma concessão e como com o garfo, mas se der eu peço uma colher, aí sim, a comida fica deliciosa.

Nesse livreto diz que não se deve juntar comida ao garfo com a faca: é falta de educação. Tem que pegar o garfo e ir juntando a comida como se junta areia na praia com uma pá.

Pensa amigo (a), ter que deixar aquele restinho que o garfo não pega mais, só para ter boas maneiras? Não sei se consigo me controlar.

Mas agora o que foi mais constrangedor na leitura, foi no momento em que eu li que aquele guardanapo que vem com a comida não deve ser colocado no pescoço, como se fosse um babador. Eu estava jantando quando li isto e, pasmem: estava com o guardanapo enfiado no pescoço.

Faço isso porque no avião as vezes sacode e a gente pode sujar a camisa.

Dei uma olhada para os lados. Acho que todos já tinham lido a revista: ninguém estava de babador, só eu. Mas eu não dei o braço a torcer, continuei com o babador, imaginem se vou dar bola para a essas regras.

Mas algo que me intrigou: quando se acaba de comer, pega-se o tal guardanapo e, sem dobrar, coloca-se do lado esquerdo do prato. Nada contra o lado esquerdo: minha mulher é canhota, já fui comunista. Mas por que não é do lado direto? Ou na frente, ou atrás do prato?

Algo que me intrigou: quando se acaba de comer, pega-se o tal guardanapo e, sem dobrar, coloca-se do lado esquerdo do prato. Nada contra o lado esquerdo: minha mulher é canhota, já fui comunista. Mas por que não é do lado direto? Ou na frente, ou atrás do prato?

Sabe de uma coisa, penso que boa educação não consiste em saber quantos garfos e facas pôr à mesa e nem qual deles serve para o que.

Ser educado, ter charme, não vai mudar acaso comer com colher ou garfo. Dignidade e boas atitudes não são possíveis de serem enumeradas em manuais: ou se tem ou não.

Sabe mais, considero-me uma pessoa educada, e de um certo charme, que não me deixa mentir a patroa, mesmo com um garfo e uma faca do lado oposto, e guardanapo enfiado no pescoço.

Jova
Enviado por Jova em 08/02/2018
Reeditado em 08/02/2018
Código do texto: T6248628
Classificação de conteúdo: seguro