Preconceitos

O Brasil é um país impregnado de preconceitos alimentado por uma elite podre. Daí decorre o fato de que trabalhadoras domésticas, humildes, ainda que decentimente trajadas não possam usar o elevador social. Aqui, pobres, negros, índios, prostitutas e homossexuais, são largamente discriminados.

Milito num partido político e discutimos estas questões a fundo, procurando tomar consciência e conscientizar sobre estes preconceitos, através de protestos, moções e informações.

Nas eleições de 1994, o meu candidato foi vítima de outro preconceito tolo; o de não ter diploma universitário. Se diploma valesse tanto, o Brasil estaria no bloco do Primeiro Mundo. Até hoje, fomos governados por diplomas .O resultado aí está; caos geral.

Durante a campanha, muitos eleitores, diziam que faríamos um estrago no candidato já vitorioso nas pesquisas, se levássemos ao conhecimento da população sua confessada descrença em Deus. Mas para nós petistas, combater o ateísmo é outra forma de preconceito e não se falou nisso. O engraçado é que a classe dominante e todo seu aparato, enfocou no Lula a ideia de que ele não acreditava em Deus, na eleição de 1989. Em 1994 fecharam o bico sobre FHC, candidato reconhecidamente e declaradamente ateu.

Esta crônica foi publicada no extinto jornal Diário da Tarde, em agosto de 1998.

Lair Estanislau Alves.