ATÉ O FIM
Ele caminha com passos firmes até o palco onde fará mais uma palestra.
Nos segundos de caminhada sua mente viaja no tempo, grossas lágrimas escorrem pelo rosto.
Sente no fundo da alma os ensinamentos dos grandes mestres quando explicam que o tempo não existe, passado presente e futuro é um eterno agora, todas as emoções do antes o agora e futuro se misturam, neste instante sorve a taça da felicidade recebe as vibrações do sucesso, os aplausos que toda plateia lhe recepciona faz com que a lembrança do passado recente se apresente, um turbilhão de sensações o dominam por completo.
Diante do microfone retira o alvíssimo lenço do bolso do paletó, a fragrância de requintado perfume adentra as suas narinas lhe transmitindo a agradável sensação de sucesso, poder e alegria.
As lágrimas escorrem mais ainda porque contrastam completamente com o cheiro de suor que sentira nos momentos quando sorvera a taça da amargura quando vivera momentos de total desespero.
A sensação de que o tempo não existe lhe toma por completo, pois as emoções as sensações do antes e agora se misturam em sua mente, e coração.
Enxuga as lágrimas suavemente e com voz potente inicia a sua palestra.
Após os cumprimentos normais inicia dizendo:
_ Antes de falar dos assuntos técnicos que vim expor, peço licença a todos para falar duma experiência pessoal que vivenciei num passado não distante em que as emoções e sensações tão presentes como se tivessem ocorrido no dia de hoje.
Neste instante recebo os aplausos de reconhecimento do meu trabalho, recebo os benefícios adquiridos pelas etapas cumpridas e sorvo a taça do sucesso.
Peço licença para falar do momento que sorvi a taça do fracasso da amargura do desespero. –
Diante do olhar de expectativa da plateia de centenas de pessoas explana:
Naquele dia terrível e inesquecível, caminhava com dificuldade em direção ao meu trabalho, o cansaço físico me dominou por completo, havia me habituado a andar quilômetros diariamente, indo e retornando ao meu local de trabalho, tinha vergonha de pedir aos motoristas carona, por ser muito jovem por certo receberia recriminações deles, por isso ia a pé, naquela manhã mais que o cansaço físico veio um cansaço mental, minha mente fervilhava procurando solução para minhas dificuldades, naquele instante sentia fome e sede, em minha casa a situação estava desesperadora. –
A plateia sorriu quando ele sorrindo disse: _ Literalmente falando. Era uma fartura de tudo, faltava tudo! –
Após breve silêncio retomou a narrativa: _ Na minha caminhada vinha refletindo que tudo que vinha fazendo estava dando errado, comecei a me questionar o porquê, comecei a me sentir um total fracassado e jamais conseguiria obter sucesso, comecei a pensar que nasci para sofrer, pois só via dificuldades e sofrimento em minha vida, um pensamento terrível tomou o meu cérebro “Valia a pena viver? Será que a vida seria só isso, sofrimento e dor?”.
Aos poucos um desejo nefasto de acabar om tudo foi me dominando, “Não seria melhor dar fim a minha vida?” Porque continuar no sofrimento? , naquele instante estava atravessando um viaduto, o cansaço físico e mental era tanto que tinha dificuldade de dar mais um passo.
Fu tomado por um choro de desespero. Parece que ouvia uma voz a me dizer: - Pula, pula logo! A morte vai ser instantânea. Se jogue acabe com esse sofrimento, tudo vira nada tudo é nada! Nada! O nada ficou ecoando no meu cérebro. –
Ele fez uma pausa visivelmente emocionado, mais uma vez enxuga as lágrimas antes de retomar a narrativa.
_ Não sei quanto tempo foi este desespero, a ideia de Deus sumiu por completo, lembrava vagamente que havia lido que os suicidas sofrem dores excruciantes e terríveis em outra dimensão, mas a ideia de pular me dominou, frações de segundos antes de me jogar, veio o desejo de ouvir uma música qualquer, uma última vez, sempre gostei de ouvir músicas enquanto caminhava, liguei o rádio no celular.
Ah. Abençoada música adentrou aos meus ouvidos, no rádio tocava a música do maravilhoso.
Engenheiros do Havaí a musica “Até o Fim” Esta maravilhosa canção dizia: “Não vim até aqui para desistir agora” - “Se Depender de mim eu vou até o fim”.
Esta canção me renovou, respirei fundo e caminhei até aqui, para viver este momento de felicidade e poder compartilhar com vocês a minha alegria, vontade e força de viver. –
Com os olhos brilhando demonstrando felicidade e força ele exclama em alta voz:
_ O sucesso é possível a todo ser humano! E vem rápido quando nos predispomos a trabalhar firme e determinado a alcança-lo. Não falo apenas do sucesso financeiro, falo do sucesso em tudo, na saúde, no pessoal, na sociedade. Tudo é possível ao ser humano que acredita que estamos aqui para sermos felizes nos tornando produtivos e úteis para nossa sociedade.
Enfim... Uma bela música me retirou do total desespero para a vontade de me superar e dar o meu melhor em tudo, pois tenho muito a oferecer , e usufruir deste mundo!
Quando ele terminou de falar e ainda sem proferir uma palavra do assunto técnico.
A plateia visivelmente emocionada com o relato de coragem e humildade, o aplaudiu de pé.
Ele se inclinou em agradecimento e intimamente agradecendo a Deus tão maravilhoso momento. –
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Para aqueles que queriam saber sobre os efeitos terríveis do suicídio é recomendada a leitura do livro;
Memórias de um suicida - Yvonne A. Pereira.
Para aqueles que querem obter sucesso em suas atividades, se superar é recomendada a leitura do livro;
O Segredo – Rhonda byrne