PASSATEMPO INTERESSANTE

PASSATEMPO INTERESSANTE

"Existem 3 tipos de pessoas: as que

deixam acontecer, as que fazem

acontecer e as que perguntam o

que aconteceu".

JOHN M. RICHARDSON JR.

Entrei no Pará pelo interior, em vilarejo de cidade a 120 km da capital, com boa parte dela ainda sem luz elétrica, isto em 1984. Nenhum novidade: no Morro onde nasci usou-se lampião de querosene até 1970 ou 71, com a bela Copacabana toda iluminada logo abaixo, a dar inveja aos "subcidadãos" que o país continua tendo, 50 ANOS depois. Portanto, a "empresa" indigna -- que tantos prejuízos e aborrecimentos me causa -- nem imagina que estou acostumado (?!) a viver no escuro, embora o castigo maior seja ter que me desfazer de aparelhos que estragam quando sem uso (TV, microsystem) e suportar os horrendos raps, funks e "technom..." a todo volume, do vizinho mal-educado e "surdo".

No interior, lamparinas fedorentas à querosene "abreviam" um pouco as longas noites e eu, sem nada para fazer, -- por tristes 2 ANOS e meio -- ía a um brejo próximo ouvir o "canto" dos sapos e rãs, bem diferentes entre si... os bichos noturnos estranham lanternas e logo silenciam, mas o fogo de velas e lamparinas êles não reconhecem. Pescadores "caçam" os peixes com a luz de suas lanternas, facilitando a captura com rede. O coaxar distinto me permitiu identificar o "sapo guarda-civil", a rã "britadeira", o "com ânsia de vômito", o "sapo-grilo" e os demais sons da barulhenta floresta, um espanto !

Quando resolvemos capinar aquele local matou-se 32 cobras diversas, todas venenosas, exatamente por onde eu transitava. Meu anjo da guarda DANIEL fez "muita hora extra", êle que só trabalha das 16 às 16,40 hs, segundo os livros.

Para passar o tempo "recriei" um jogo de "caçar" palavras chamado LOGOMANIA, que conhecera dez anos antes -- pelas páginas do Jornal do Brasil (ou de O Globo) -- e que seria invenção do cronista Carlos Eduardo Novaes. Tempos depois eu veria algo semelhante na revista de palavras cruzadas da COQUETEL. Resta saber quem surgiu primeiro... porque os nomes hoje adotados (Torto, "Diagonal", "Transversal", etc) são bem diferentes do original, de 1972/73.

O meu, baseado nele -- vulgo LOGOGRAMA -- usa apenas 5 LETRAS, no formato "Cruzeiro do Sul", e consoantes em linha vertical no centro e 2 vogais, nas laterais, "nas horas" 9 e 3. As letras B-C-D-F-G-L e M-N-P-R-S-T são as mais favoráveis e a vogal U também deve ser dispensada.

Meus rascunhos com a solução de diversos "quebra-cabeças" diferentes desapareceram, mas acabo de refazer um com as letras R-T-S (no centro) mais as vogais A-E e formei 154 vocábulos, podendo usar todos os símbolos gráficos, plurais, gírias e nomes próprios. Observe-se que as palavras onde o acento muda seu significado (se / Sé / sê, dó / do ou... Sara / sara / sarará) valem individualmente, podendo assim um vocábulo "se repetir" até 3 vezes. Divirtam-se, pois !

"NATO" AZEVEDO (7/fevereiro 2018)

*******************

OBS: veja a imagem de um dos desafios, completa, no meu espaço no FACEBOOK, acessando... cincinato.palmasazevedo