ÀS PORTAS DO CARNAVAL

48471

Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2018

Para os cariocas, pelo menos grande parte deles, esta é a semana mais importante de suas vidas, porque estarão voltados só para uma coisa: o carnaval. O resto? O resto que se dane. Mesmo que a vida nessa cidade esteja pra lá de arriscada, com a bandidagem praticamente tomando conta de tudo e de todos.

Imaginem, a região central da cidade, por exemplo, transforma-se num tremendo de um caos, onde as dificuldades naturais dos dias normais aumenta de forma absurda, dificultando a vida de muita gente, no que tange aos deslocamentos de uma parte à outra da cidade. Os riscos também aumentarão nesse período.

Então, recordo-me dos carnavais que tive há alguns tempos atrás. Onde tudo era muito diferente desses dias atuais. E nem é necessário dizer sobre lembranças, saudades e recordações. Até porque isso é inerente ao humano, mesmo que nesses tempos modernos, como tudo é mais virtual do que outra coisa, já não se está conseguindo viver muito de lembranças porque anda tudo muito descartável.

Uma das diferenças mais marcantes entre uma época e outra consiste na moralidade, na ação do pudor, que hoje não são mais observadas. Então impera uma vulgaridade assombrosa, misturada com uma mediocridade mais do que acentuada.

A violência também será responsável por muitos aspectos que trarão sofrimento e dor a muitos. Sabe-se muito bem que nesta época sempre se abusou mais das bebidas, mas atualmente existe o agravante do uso de tóxicos e entorpecentes, de todos os tipos, o que agrava o descontrole e a imbecilidade de muitos. Daí, também, as situações tristes e nefastas que muitos sofrerão nesse período.

Assim, pelas facilidades, progresso e acesso às coisas novas e modernas, mas também muito práticas, o carnaval atual deveria ser somente divertido e agradável a todos. Porque são fatores que facilitam a vida. E os resultados deveriam ser melhores dos que os dos anos anteriores. Mas não será assim, com certeza.

Então é deixar acontecer. E esperar que todos se divirtam muito, conseguindo sair das possíveis situações ruins que encontrarão nos dias e nos percursos, torcendo para que a alegria tome conta de todos. E só ela.

*Em tempo: esse ano, mais do que nos anteriores, as dificuldades de deslocamentos no centro da cidade serão mais acentuados, em virtude da implantação do VLT, que mudou a figuração daquela região.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/02/2018
Código do texto: T6245412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.