SAUDADE DAS LUZES DE FILAMENTO

Das luzes de vapor mercúrio também?

- Claro que os jovens de hoje nem sabe o que são filamentos e vapores. Os imperadores são os leds.

Quando reinavam as de vapor, as de iodo, entravam em decadência as de filamento de tungstênio. Estas se foram e parece que levaram consigo o romantismo, o mistério, o tête-a-tête.

Agora os encontros são hologramatizados, não são reais, então para que serviria o balanço dos galhos, dando vida as criaturas formadas pela tênue luz das de filamento?

Para nada. Muito menos a brisa mesclada de veios de ar quentes, como se fossem prenúncio de chuva. Assim nem a chuva molha, pois ela não passa de um barulho lá fora, barulho abafado pelos gritos das sociais.

Passado das 22 horas, cruzando apressadamente pelo portão da casa da esquina, divisei Carlinda levando um arrocho, bem no momento em que o rosto dele estaria visível, a brisa desfocou-lhe a imagem por ausência de luz e deformou-lhe a estatura.

Sem coragem de indagar, passados quase 50 anos, tenho que não fosse o Osvaldo, mas isto não importa, pois ambos fizeram família com outros pares.

Hoje o poste mudou de lugar, e a luminária foi com ele. A árvore foi abatida, e suas vizinhas também.

Resta-me somente a brisa, que entra sob a porta e gela-me os pés.

Do livro: Abrindo gavetas da Memoria - 2017 - 2018

Nona Crônica

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 03/02/2018
Reeditado em 04/02/2018
Código do texto: T6244473
Classificação de conteúdo: seguro