A ESTRATÉGIA DOS ESPERTALHÕES

48.423

Sábado, 3 de Fevereiro de 2018

Costumo ouvir dizer que a nossa língua, o Português, é uma das mais difíceis no mundo. Mesmo sabendo que aprender qualquer uma delas não é tão fácil. Ela possui muitas peculiaridades que não existem em outras. E a bem da verdade, pouca gente no país pode afirmar que tem pleno domínio dela. É realmente uma complexidade total esse nosso idioma.

Talvez aí esteja uma das explicações para outras ou muitas dificuldades que possuímos em ler e entender certos textos, matérias, assertivas e coisa e tal. A ponto de algum tempo atrás alguém tenha desenvolvido uma expressão que diz: "analfabeto funcional", que são os que conhecem as letras, sabem ler, mas possuem dificuldades de entender o que leem.

Mas esse rodeio todo que faço é para falar a respeito dos tempos atuais, os ditos tempos modernos, esse em que estamos vivendo atualmente. Tempos avançados, de tecnologia de ponta. Mesmo que ao brasileiro isso seja muito difícil de aplicar e praticar. E desenvolver, também. Porque as dificuldades de muita gente continuam se expressando nesse nosso cotidiano.

Com o advento do computador, da informática, da internet e, por desdobramentos, das redes sociais, podemos constatar muitas circunstâncias interessantes. E neste último quesito é onde se pode ver e constatar muitas peculiaridades. Uma delas é o uso descontrolado de coisas sem sentido. O famoso besteirol. O que causa um espanto terrível, em tudo e em todos.

Teoricamente a rede mundial deveria e serviria para veicular dados, informações e todo tipo de coisas de forma objetiva, rápida e construtiva. Também educacional, antes que se esqueça. Mas não é dessa forma que se vê. Porque distorceram as coisas de uma forma tão profunda que o que se vê de absurdos nela não está no gibi, como diz uma maneira simples de falar.

Mentiras, montagens, distorções, dentre muitas outras propriedades negativas e infames são usadas contra tudo e contra todos, a ponto de gerar-se situações às vezes descontroladas e ferinas, causando sérios problemas no mundo.

É claro que há uma diferenciação nesses atos. E aí dependerá do nível cultural, social, profissional e, principalmente, moral daquele que usa um computador e navega na rede mundial de informações. Sendo que este último quesito seja o mais importante. Porque uma pessoa séria, correta, honesta e decente, jamais perpetrará atos ou ações nefastas. Seja lá onde for e

com quem for.

Infelizmente em nosso país, o Brasil, a coisa não anda lá bem das pernas.

Os absurdos que que se anda vendo já extrapolou todos os limites do aceitável. E isto causou, causa e causará muitas distorções na vida de todos, porque parece haver uma intenção de baratinar as pessoas, desajustá-las ao extremo, a ponto de desrnoteá-las do foco das questões principais que se precisa focar.

E esse processo pode se considerar invisível, também lento, a ponto de não permitir à maioria, a devida percepção dos fatos. E é dessa forma que se vê cidadãos demonstrando e manifestando um grau de ignorância, e por que não dizer, de estupidez além daquilo que se quer e espera.

Assim, é bem possível que o que está aí ao dispor de todos em matéria de cotidiano, seja exatamente o que se quer impor à população, transformando-a em massa de manobra dos espertalhões tupiniquins, os políticos brasileiros.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 03/02/2018
Código do texto: T6243920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.