Quando ligo meu computador...

Ligo o computador e vejo a escolha de linguagem: português ou inglês. Automaticamente lembro de logo no começo da faculdade, ao ver o primeiro laptop (sim, eu falo laptop) DELL de toda a minha vida. Um colega de faculdade estava escrevendo no DELL dele, e eu fiquei maravilhado. Cheguei perto para olhar: rodava um Linux. A versão do Linux que ele usava, estava estranhamente em inglês.

Fiquei com uma cara do tipo, mas como assim? Cheguei e perguntei, "Cara você fala inglês?". A resposta que ele me deu foi que não, mas que ele queria se acostumar com a língua da rainha porque ele, apesar de estar no 2º semestre de filosofia, pensava atentamente no mestrado e doutorado. Aliás, essa foi a primeira vez que vi alguém falar em "mestrado e doutorado", ainda na graduação.

Hoje quando olho para a seleção de linguagem no windows que tenho aqui, até me pergunto se seria difícil a minha adaptação ao inglês dele, ou se entenderia ou não as coisas. Ou se seria mesmo necessário eu fazer isso. Seria "Dahora?". Quem sabe? Depois de vários anos dentro da faculdade, cheguei a ver outros computadores além dos "DELL" (que eram bem comuns por lá). Também vi vários Apple, iphone's e outros apetites do gênero (que não têm gênero, assim como eu e você).

Enquanto via meu primeiro DELL e pensava "Puta que pariu, precisa mesmo estar em inglês, mano?", me contentava com folhas soltas de caderno para fazer minhas anotações. Elas têm linha sabe? Além disso folhas de ofício são caras... e elas não têm linhas.