O PADRINHO DE CRISTO.

Conhecido como padrinho espiritual de Cristo,Confúcio, nascido no século VI antes de Cristo, anos 551, seiscentos anos antes de Jesus de Nazaré, na mesma época do nascimento dos profetas Ezequiel e Daniel na Palestina, de Sólon e Pitágoras na Grécia, de Buda na Índia. China estava em plenitude feudal.

A escola confuciana foi enaltecida em 1906 pelo último imperador mandchu que lhe creditou honrarias maiores. Ao desaparecer, o confucionismo cresceu e suas idéias éticas ganharam brilho permanente até Chiang Kai Chek, em 1934, fazendo de seu natalício festa nacional.

Na doutrina de Confúcio nunca se coloca a menor dúvida de que o único fim do Estado seja a promoção do bem estar do povo.Com a mudança de governo na China o pensamento de Confúcio foi tornado secundário e proibido por Madame Sun Yat-sem, a grande líder revolucionária.

Os regimes arredios à ética assim se posicionam recusando espaço ao que seja ideal para o coletivo, como o desastre da América Latina.

Os princípios iluminados de sua vasta sabedoria ajudam sempre na caminhada.

Transcrevo alguns:

“Estudar sem refletir, é perder tempo; refletir sem estudar é perigoso”

“É a sinceridade que coloca uma coroa sobre nossas vidas”.

“A sinceridade é o fim e o começo de todas as coisas”.

“Observa o que um homem faz. Acompanha seus argumentos. Examina em que se apóia. Como pode um homem ocultar seu caráter?”

“O que o homem superior procura está em si mesmo; o que o homem inferior procura está nos outros”.

“O homem superior é fácil de servir mas difícil de agradar. Se tratais de agradá-lo de qualquer modo que não esteja de acordo com o que é justo, não lhe agradareis. O homem inferior é difícil de servir mas fácil de agradar”.

“O homem superior desenvolve-se para cima; o inferior desenvolve-se para baixo”.

“O homem superior possui dignidade natural sem orgulho, o homem inferior possui orgulho sem dignidade natural.

“O homem superior atravessa sua vida sem qualquer curso de ação preconcebido ou qualquer tabu. Ele simplesmente decide no momento o que é o direito fazer”.

“O homem superior é digno e simples sem ser orgulhoso.”

“O homem superior tem o espírito tolerante para todos os homens e não é um partidário; o homem inferior é um partidário, porém, não tem, absolutamente, o espírito tolerante.”

“A mente do homem superior preocupa-se com a retidão. A mente do homem inferior preocupa-se com o proveito”.

“O homem superior, no mundo, não põe sua mente a favor nem contra nada, cinge-se ao que é justo.

“Os que nasceram na posse do conhecimento constituem a mais alta categoria dos homens. Os que aprendem e assim chegam depressa a possuir o conhecimento, estão logo a seguir. Os que são obtusos e estúpidos e não obstante limitam o estudo pertencem à classe subseqüente.”

“O homem superior, quando há algo que não estudou, ou quando no que estudou algo existe que não pode compreender, não interrompe o trabalho.”

“O homem superior quando ocupa uma situação alta, não é orgulhoso, e quando ocupa uma situação modesta não é insubordinado.”

“O dever intrínseco do imperador, do príncipe e do nobre, é dar o bom exemplo.”

“Quando a raiz é descuidada, não pode o que dela nasce ser bem ordenado.”

“O homem deve ter sempre uma meta na vida. Desta decisão surge a força de caráter. Da força de caráter surge a tranqüilidade. Da tranqüilidade surge o sucesso. Aquele que não ganhar a sua vida, a perderá.”

“Aquele que é indiferente ao bem-estar dos outros não merece ser chamado homem”.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/02/2018
Reeditado em 02/02/2018
Código do texto: T6242758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.