O que será do Brasil amanhã?

E quando acabar as nossas riquezas materiais

O que será do Brasil e dos brasileiros perante o mundo?

Um povo dominado pela falta de boas referências e por isso mesmo ávido por informações ásperas que o tornam reclusos em suas faltas morais e cívicas.

Governantes medíocres e corruptos, da presidência às prefeituras.

Uma polícia dominada por facções criminosas, através de acordos escusos.

Corruptores tradicionais e novos conhecedores dos meandros da

falta de escrúpulos de seus governantes.

Uma justiça tardia e melindrosa diante das suas regalias.

Se ao menos os bons exemplos viessem desse órgão sem bandeiras.

Senadores criadores de leis do trabalho que afundarão mais e mais

a Previdência Social indo ao caos e chegando os débitos aos aposentados que tanto já deram pelo país.

O que eu vejo é um povo exalando suor e ficando cada vez mais analfabeto, ignorante e sem recursos financeiros de fato (endividado).

**********

Nos tempos áureos da filosofia grega todas as virtudes eram políticas e sociais, o que denota uma certa inseparabilidade entre a ética e política, ou seja, não havia separação entre ética e política senão no campo conceitual e estavam relacionadas a conduta do indivíduo e os valores da sociedade.

Referência: https://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/filosofia-etica-e-sociedade/

**********

No momento histórico em que vivemos existe um problema ético-político grave. O Brasil sempre quis ser visto o país dos justos, da democracia, da ética acima de tudo, porém não é bem essa a realidade vivida por todos (veja mais em: Ética na democracia brasileira).

Verifica-se uma realidade conflitante fundamentada em uma crise de sentido e de valores que se apresenta na vida pessoal e nas relações sociais das pessoas.

A partir desse contexto percebe-se uma inquietação acerca do sentido da vida e do papel do “ser no mundo”, vindo assim a reaparecer com mais força o interesse pelo tema da ética, enquanto coluna vertebral da reflexão sobre a conduta do ser humano e seus valores.

Não é suficiente para o homem comum e contemporâneo superar a crise da ética atual conhecendo o outro e suas necessidades para se chegar a sua convivência harmônica.

Não há como superar esta crise sem um modelo de ética voltada para uma comunidade, como na polis grega. Hoje se aposta no individualismo, na competição, na sociedade do espetáculo e do consumo.

Referência: https://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/filosofia-etica-e-sociedade/

**********

Algumas frases (controversas é claro):

“No Brasil, empresa privada é aquela que é controlada pelo governo, e empresa pública é aquela que ninguém controla.”

― Roberto Campos

- https://kdfrases.com/autor/affonso-augusto-moreira-penna

“Nosso mal foi ter durado tanto tempo.”

― Ernesto Geisel

- https://kdfrases.com/autor/ernesto-geisel

“Um povo que não sabe nem escovar os dentes não está preparado para votar.”

― João Baptista de Oliveira Figueiredo

- https://kdfrases.com/autor/jo%C3%A3o-baptista-de-oliveira-figueiredo

Robertson
Enviado por Robertson em 01/02/2018
Reeditado em 01/02/2018
Código do texto: T6242680
Classificação de conteúdo: seguro