INTERVALO RECREATIVO DOS DOCENTES ("Inspiração visite-me, frustração evite-me, paz acompanhe-me e cobrança não me irrite." — (Kamau)
Tocou a sirene inicial, alunos chegaram atrasados, e alguns professores, também; mas, como se não bastasse, a coordenadora, que chegava em cima da hora, aliviou sua consciência, mandando os professores, que ali estavam já se movimentando para sair, à sala de aula para trabalhar. Nem sequer olhou o horário das aulas daquele momento. Muitas e muitas vezes, ela me fez sentir irresponsável, e, de novo, senti-me assim, até conferir na tabela de aulas, provando que eu estava realmente de folga (de janela) naquela primeira aula, pois não tinha uma carga completa. E os colegas de trabalho que se esforçaram excessivamente para agradar, indivíduos que sofreram de condições psicossomáticas devido à constante sensação de injustiça, mantiveram uma vigilância constante sobre mim, simplesmente porque escolhi permanecer sentado após o sinal sonoro, então um deles reforçou, gritando: — "Você está de folga! Por que é só você, e eu não?" Será se o nobre colega não sabia que não ganhávamos pelas aulas não ministradas? Não precisava sentir-se inferiorizado, minha folga era uma falsa vantagem sobre aquele que estava trabalhando.
Por que até hoje um professor não suporta ver o outro de aula vaga, será se ele não gosta do que faz ou se lhe dói muito me ver no lugar que ele gostaria e não pode? Ou não há verdadeira amizade, daquelas que me faz bem ao ver o meu amigo bem! Já diziam os sábios: "Não se misture com quem você não seria."
Ao chegar o intervalo, no meio do período, todos corriam para a sala dos professores, inclusive a coordenadora. Pois não era bom deixar os professores juntos "sozinhos", isto é, sem a liderança por perto. Eles podiam articular coisas a favor deles e juntos se fortalecerem (se não fosse o ferro e barro que não se misturavam nos pés da estátua profética). Então em todo intervalo, fazia-se uma reunião sem sentido à prosperidade, apenas servindo para abafar as vozes dos professores. Visto que professores ociosos, na sala, podiam interagir, e assim aumentava a insegurança dos coordenadores.
Também, aqui na sala dos mestres, difundem-se muitas informações inadequadas. Os indivíduos que se intitulam "bem-intencionados" espalham fofocas, fingindo ser amigos, oferecendo sugestões e correções, se apresentando como exemplos de prosperidade e retidão, quando na realidade estão instigando conflitos entre as pessoas para desviar a atenção da desorganização reinante. E o desfecho é sempre positivo! Pois "a felicidade é encontrada nos momentos de descuido" (Guimarães Rosa).