Relações

A vida é uma simbiose associativa de grupo, digo isto, porque o indivíduo relaciona-se com semelhantes na maneira de pensar e agir. Mesmo de forma involuntária ele tem uma tendência natural de viver entre os pares. Reconhece no outro a sua própria imagem e identidade. No campo institucional não é diferente, tem os líderes e colaboradores, cada um com sua cultura, mas o indivíduo só forma uma relação interpessoal com aqueles que o representem. As máscaras sociais funcionam por um tempo e logo em seguida, a pessoa revela-se. É sabido que as pessoas entram na empresa por competência técnica e saem pelo comportamento. Esse ajuste de conduta não pode ser tratado com normas internas porque vai além da compreensão humana, é mecanismo de defesa pessoal. O que não quer dizer desvio de caráter, muitas vezes a pessoa não se encaixa no perfil ou nos ditames da instituição. No círculo de amizade essa interação é mais seletiva e individualizada, pois escolhe-se pessoas com "poderes especiais", têm o dom de acalmar os impulsos e entender o sentimento. São os irmãos de coração. Já no amor, não escolhe-se nada, tudo é reação química. Algumas vezes, os componentes combinam e aglutinam-se. Outras, repelem-se. (Jaudias)

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 30/01/2018
Código do texto: T6240208
Classificação de conteúdo: seguro