Direitos

Quando criminalista, fui quase que exclusivamente advogado de Tribunal do Júri.

Quem julga é o povo, o Juiz aplica a sentença, conforme a decisão dos jurados. Época em que se condenado, o réu aguardava o julgamento dos recursos preso. Como fiz diversos júris, vi muitos que defendi saírem do Forum algemados, e entregues a quem o Juiz designasse. Ainda é assim, no mundo inteiro, menos no vanguardista Brasil. A dignidade humana acima de qualquer coisa, só é preso aquele que praticamente, tem a confirmação da sentença de primeira instância, a proferida pelo Juiz, é dada por quase o STF, uma balbúrdia jurídica. Afinal, direitos humanos têm que ser respeitados. No resto do mundo, lugar de condenado é na cadeia, que os tribunais o absolvam, para ser solto.

Isto não vale, no entanto, para “Elias Maluco”, que saiu do júri que o condenou, pela morte do jornalista Tim Lopes. Levou uma cotovelada nas costelas, quando saiu da sala, algemado e sob forte guarda. Mostrou o dedo em posição acintosa para o Juiz, o Tribunal, o povo. Está preso até hoje e vai sair da cadeia um velho alquebrado. Ora, Elias não era chefe de quadrilha engravatada. Nem mesmo sei se era eleitor.

Onde estamos? Elias é preto, negro, mas não era pobre, para completar o dito por muitos. Era chefão de forte e rica quadrilha. Crimes? Ora, praticava o que mais interessasse.

Saiu algemado, bom repetir. Que maldito direito é este, que vai esperar, quem sabe a sentença contra Lula transitar em julgado no Supremo Tribunal Federal? Prescrever, melhor dizendo?