ALGUMAS COISAS GUARDO, OUTRAS NÃO VALE A PENA !
Das boas ou melhores coisas que a vida me ensinou foi justamente o de ter um cuidado muito especial com o que chamamos de apego.
Não foi muito difícil entender que apegar-se é como aquele chiclete que gruda na roupa e dá um trabalho danado pra sair e quase sempre deixa marcas.
Aprendi que na vida tudo passa, tudo , absolutamente tudo passa . E mais importante nada, absolutamente nada do que foi , aconteceu , ganhamos, ouvimos ou sentimos ontem será a mesma coisa hoje e muito menos no amanhã, se é que ele virá .
Sobre sentimentos, aprendi a não ter dúvidas de que são ótimos enquanto duram e na grande maioria das vezes , resguardando-se claro as honrosas exceções, sentimentos também costumam diminuir de intensidade e isso quando não são dissolvidos totalmente pela poeira do tempo . Abro um parêntesis para não deixar esquecido que a vida também gosta de nos apresentar exceções para praticamente tudo.
É por isso que algumas coisas guardo e outras não vale a pena ! É claro que não guardo num canto secreto da minha gaveta embalagens de bombons que ganhei de outros amores . Já passei dessa fase faz tempo !
Também não guardo tolos versinhos de amor que já fiz e que provavelmente nem são mais lembrados . Coisas assim , pelo menos pra mim, não valem a pena ficarem guardadas numa das minhas gavetas, na carteira ou esquecidos em algum livro que esteja descansando na minha cabeceira.
O que guardo são lembranças de alguns momentos e mesmo assim não me apego a eles . Interpreto e vejo lembranças apenas como lembranças e muitos desses melhores momentos foram, eu disse foram momentos passados e praticamente nenhum deles terei de volta . Aliás, costumo deixar espaço pra outros bons momentos.
Pode ser que isso seja confundido com frieza ou indiferença . Segundo entendo não é nem uma coisa e nem outra . Aprendi a ser prático , simples, muito direto e sendo assim, por que motivo deveria entupir minha memória ou minha gaveta com coisas já passadas mas que não têm nenhuma chance de serem repetidas ? Não vale a pena e para isso tenho álbuns de fotos que às vezes até esqueço deles.
A vida, sábia mestra, a cada instante me cutuca e lembra que sempre o melhor é olhar pra frente e continuar seguindo em frente, decidido e sem medo de tropeçar.
Isso sim, vale a pena ...
*********
(...imagem google...)