Imagem Google
O futuro da Nação sem Comida e Educação
 

Nesse último domingo, foi o aniversário de um grande amigo meu, que nos convidou para almoçar em sua casa. Chegamos por volta das treze horas. Assim que chegamos, um garoto que mora numa Vila ao lado, também chegou, disse que queria brincar com o filho desse meu amigo.
 
Meu amigo pediu ao garoto que voltasse mais tarde, pois  era hora do almoço e que só depois eles poderiam brincar. Quando ele já estava fechando o portão, o garoto disse que não tinha almoço na sua casa. De imediato, meu amigo o colocou para dentro.
 
Aquilo me partiu o coração. Aquele garoto era mais uma vítima da nossa má gestão política, que tem provocado o desemprego de pais de família, que se veem privados do sustento dos filhos. Infelizmente, o Brasil, tem uma Administração Pública voltada garantir privilégios e à manutenção do poder político em detrimento do bem comum. A história desse garoto é simples: família pobre, vivendo de aluguel, o pai perdeu o emprego e passou a viver de "bicos", devido à perda do poder aquisitivo da classe média, os "bicos" ficaram escassos.
 
Ao olhar para ele, veio-me à mente que ali estava um representante do futuro da nação, um futuro refletido no olhar de uma criança faminta. Parece-me que o futuro do Brasil estará nas mãos de crianças famintas e sem educação adequada, pois esse garoto com seus sete anos de idade, embora esteja na escola, não sabe ler e escrever, faz parte da geração da educação "pró forma" desse país. Gasta-se muito com educação para manter o povo sem ela.
 
Essa cena me trouxe à memória uma situação que me foi narrada pelo Poeta Carvalho Neto sobre o cantor Belchior, de quem foi amigo na juventude.

Segundo me contou, Belchior foi tentar a vida como artista em  São Paulo. A situação era muito precária, mal dava para sobreviver, contou-lhe que numa certa ocasião, Elis Regina viu umas letras de músicas feitas por ele e pediu-lhe que  passasse em sua casa para discutir a possibilidade de gravá-las. Belchior aproveitou-se da situação e combinou de passar na casa dela por volta do meio dia, como forma  de garantir o almoço do dia seguinte.

 
Bem,  sabemos que para um artista pobre é muito difícil o início da carreira, mas, Belchior estava correndo atrás de um sonho, poderia desistir a qualquer momento. Quanto àquele garoto, estão matando seus sonhos no nascedouro, ele não tem muitas opções, assim como o futuro dessa nação, que está nas mãos de uma sociedade omissa, que dorme como se fôssemos todos inocentes.