A ARTE DE DIZER NÃO !
Desde quando consigo me lembrar , uma das palavras que mais ouvi na minha vida foi simplesmente um “NÃO” , alguns bem sonoros, uns com algum sarcasmo e muitos acompanhados de um olhar frio e penetrante .
Não tenho memória suficiente para tentar contar a quantidade de “nãos” recebidos e o detalhe é que a maioria deles não veio seguido de qualquer justificativa ou explicação. Era não por que era não !
Confesso que sinceramente não dá pra afirmar com muita certeza se isso me fez muito bem já que naquela época, nos meus tempos de criança , adolescência e juventude a educação familiar e a escolar eram vistas de uma outra forma e também se me lembro com clareza , um olhar penetrante era muito mais que suficiente que dois, três ou vários nãos, com ou sem quaisquer tipos de esclarecimento ou justificativa.
Cresci muitas e muitas vezes sentindo que o não seria meu maior adversário e embora desde cedo quisesse fazer muitas coisas, tanto em casa quanto na escola ou até no convívio com amigos da mesma idade, o “não” era não só temido como também absolutamente respeitado. Dificilmente se discutia um não recebido.
Hoje em dia as coisas e situações são muito diferentes . Mudou tudo só não sei se para melhor ou pior. Na dúvida creio que mudou para pior.
Vejo crianças enfrentando os pais , meninos e meninas desafiando os adultos e passando por cima de determinações e daquilo que antigamente chamávamos de normas de educação e disciplina ou seja , hoje em dia conceitos e experiências sérias completamente abaladas.
Vejo muitos pais sem coragem de negar aos filhos coisas que o bom senso manda negar , a boa educação manda negar e não negando quer dizer, trocando um decidido não por um deixa pra lá disfarçado de fingir que não está escutando ou entendendo , conseqüências futuras são ou serão completamente devastadoras.
É preciso coragem para dizer um não, seja lá qual for a situação ? Sim com certeza é preciso coragem, além de muito equilíbrio . Mas na dúvida é melhor que se diga sem medo . Se houver algum tipo de exagero tudo bem, a gente respira fundo e certamente se chegará a melhor conclusão.
No meu modesto modo de ver as coisas, a arte de dizer um não está justamente no acompanhamento, nas justificativas e nesse caso entendo que o “não” não foi criado para ser só uma simples palavra de três letras . Ele encerra muito mais que isso e é justamente esse muito mais que molda a personalidade de uma pessoa, preferencialmente para o bem.
É como entendo...
*********
(...imagem google...)