Envelhecer

Eu percebi que envelheci não quando comecei a me incomodar com filas (porque é fila para tudo. É fila no mercado, é fila na padaria, é fila no banco, é fila para ir ao banheiro, é muita fila!), com coisas lentas ou pessoas devagar na minha frente.

Eu percebi que estava diferente quando comecei a sentir todos ao meu redor "crianças", qual que fosse a idade. Comecei a perceber a imaturidade nas pessoas, gostos infantis, desespero exacerbado. E me vi nas filas pacientemente pensando em coisas importantes, gostando de coisas mais lentas na qual conseguia acompanhar e andando devagar (sabendo onde ir).

Ficou claro que envelheci quando meus simples e humildes "conselhos" mudaram. Aquela coisa de "se divirta" e "aproveite a vida" tornou-se um "estude, que estudo nunca é demais!", "economize, não fique gastando dinheiro com bobagem", "se ame primeiro" etc.

Eu parei de rir para qualquer coisa e, principalmente, para qualquer pessoa. Não consigo mais fingir. Eu seguro a língua, mas dificilmente seguro a expressão facial. Meu sono chega mais cedo e quando não chega é porque tenho várias coisas em mente.

Sinto dores nas costas e em algumas articulações. Admiro a juventude alheia pensando em como os jovens desperdiçam tempo.

Comecei a ter algumas marcas de expressão no rosto. Não é qualquer música que me agrada e acho que comecei a me tornar bem chata.

Mas, percebi mesmo que envelheci quando percebi que estava em outro lugar. Estava no centro e no comando de minha existência, olhando tudo acontecer, tendo controle de tudo e sabendo lidar com todas as situações.

Notei que envelheci quando eram mais joelhos dobrados de gratidão que de pedidos, a vida começou a fazer muito mais sentido e as coisas ficaram reais.

Entenda que envelhecer não tem nada a ver com tempo passando e idade biológica. É apenas uma forma de dizer que estamos encontrando o caminho da maturidade e nitidez. Quando fica claro o que nos define e a percepção de cada individuo fica cristalino como água. Passamos a não fazer julgamentos, mas analisamos tudo introspectivamente e revertemos isso para nosso crescimento.

Envelhecer me trouxe uma lente de aumento para ver a vida, é algo muito pessoal, interno e evolutivo. E, sinceramente, eu tô amando tudo isso.

Danieli Martins
Enviado por Danieli Martins em 20/01/2018
Código do texto: T6231403
Classificação de conteúdo: seguro