SE A SEMENTE NÃO MORRER

A semente é o princípio de tudo. Tanto pode ser uma palavra, uma boa ação ou propriamente uma semente.

A família é uma semente plantada, se for bem cuidada e cultivada poderá dar bons frutos numa sociedade.

Se as famílias que compõem essa coletividade não nascerem de boa semente, forem mal cultivadas e não tiverem um desenvolvimento sadio, certamente resultará um povo corrompido, depravado, de más índoles e um país sem perspectivas de progresso.

É no lar que se plantas as primeiras sementes: a semente da honestidade, da boa conduta, do patriotismo, do civismo, da religiosidade e do amor ao próximo.

O ser humano, ao nascer, traz dentro de si a semente da bondade, da organização, do bom comportamento e tudo isso é deturpado pela má semente plantada na sociedade.

Quem deturpa e estimula a má semente são os governantes corruptos e de maus propósitos, os educadores despreparados, os pais sem a devida responsabilidade, incluindo o rádio, a televisão, o cinema e as revistas de conteúdo imoral, que são os fabricantes de jovens transviados ou desviados dos bons princípios da coletividade.

Queira Deus que boas sementes nasçam e renasçam, floresçam e frutifiquem no seio do povo brasileiro, para que tenhamos uma nação de boa moral, de boa índole imbuída de progresso, de civismo e amor à pátria.

Não deixemos a boa semente morrer no seio da nossa sociedade!

Que nossa pátria seja amada e idolatrada e orgulhosa de seu povo.

Republicada com alterações.

Esta dissertação, com algumas alterações foi objeto de prova escolar.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 18/01/2018
Reeditado em 21/10/2020
Código do texto: T6229496
Classificação de conteúdo: seguro