SE A SEMENTE NÃO MORRER
A semente é o princípio de tudo. Tanto pode ser uma palavra, uma boa ação ou propriamente uma semente.
A família é uma semente plantada, se for bem cuidada e cultivada poderá dar bons frutos numa sociedade.
Se as famílias que compõem essa coletividade não nascerem de boa semente, forem mal cultivadas e não tiverem um desenvolvimento sadio, certamente resultará um povo corrompido, depravado, de más índoles e um país sem perspectivas de progresso.
É no lar que se plantas as primeiras sementes: a semente da honestidade, da boa conduta, do patriotismo, do civismo, da religiosidade e do amor ao próximo.
O ser humano, ao nascer, traz dentro de si a semente da bondade, da organização, do bom comportamento e tudo isso é deturpado pela má semente plantada na sociedade.
Quem deturpa e estimula a má semente são os governantes corruptos e de maus propósitos, os educadores despreparados, os pais sem a devida responsabilidade, incluindo o rádio, a televisão, o cinema e as revistas de conteúdo imoral, que são os fabricantes de jovens transviados ou desviados dos bons princípios da coletividade.
Queira Deus que boas sementes nasçam e renasçam, floresçam e frutifiquem no seio do povo brasileiro, para que tenhamos uma nação de boa moral, de boa índole imbuída de progresso, de civismo e amor à pátria.
Não deixemos a boa semente morrer no seio da nossa sociedade!
Que nossa pátria seja amada e idolatrada e orgulhosa de seu povo.
Republicada com alterações.
Esta dissertação, com algumas alterações foi objeto de prova escolar.