Os favoritos
A historinha que lhes conto podia ter acontecido em quase qualquer lugar do mundo, mas ocorreu por estas bandas de Juiz de Fora, que é onde moro e vai aqui contada do jeito que ouvi de um amigo.
Lourenço – um cara de uns quarenta anos – nunca fora muito chegado a essas novidades da tecnologia, mas ia se arrumando. Afinal, ainda era sujeito jovem e não podia ficar tão pra trás assim.
Seu celular evoluiu para esses mais sofisticados, cheinho de utilidades que ele nem desconfiava. Depois de usar o aparelho por uns seis meses, descobriu a tal de agenda e colocou todos os seus grandes amigos (não eram muitos!) na lista de favoritos, mas esqueceu-se de um – justamente o melhor - e, logo que se lembrou dele, ligou para comunicar:
- Acabo de anotar você na minha lista de favoritos. Meus parabéns!
- Ah só agora! Pensei que.... Quanta honra... Quanta honra... Aposto que o Jurandir tá na lista.
- Como sabe? Foi o primeiro.
- Justamente ele que...
- Quê?
- Que vive por aí dizendo que você é antissocial, que não vai a lugar nenhum, que não adianta convidar...
- Vou retirar da lista.
- A Juju não podia faltar... Faltou?
- Claro que não... Nós terminamos, mas ficamos grandes amigos.
- Juju! Sabia que ela andou enfeitando essa bela cabeça?
- A Juju?
- A sua Jujuzinha...
- Ah! Vou retirar a Juju. No j ficou sem ninguém. Mas tenho aqui o Agenor...
- Esse vive a te chamar de hipocondríaco; vive dizendo pra todo mundo que você não tem doença nenhuma e se enche de remédio. Problema psicológico, diz ele.
- Que mal-agradecido. E olha que só compro remédios do laboratório que ele é representante.
E Lourenço foi desfiando mais alguns poucos favoritos. E ficou sabendo que Niquita apoiava as travessuras de Juju e ria-se dele, que Carlito achava o amigo um sovina, que Rafinha achava ele muito quadrado e que o Tuta não aguentava seu fanatismo, na religião e no futebol.
O amigo falava, Lourenço deletava e a lista se esvaziava.
- Só sobrou você, Maneco.
- Sim, um amigo, um verdadeiro amigo.
- Vou te deletar também. Você é um grande destruidor de ilusões...